Pular para o conteúdo

Inadiável Futuro

Condô Ecocultural – Inadiável Futuro

 

Projeto realizado entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Atitudes práticas para lidar com o iminente colapso climático. Utilizando de ferramentas artísticas e artivistas para trabalhar com a permacultura, agrofloresta e compostagem. Contou com os eixos: Jardim das Delícias, Rádio TV Mundo Novo e a Pesquisa Colapso Climático.

 

 

 

 

Jardim das Delícias

  • Ponto de Compostagem Comunitário
  • Imersão em Bioconstrução para construção de um forno e um fogão a lenha com a Coletiva Moça Barro 
  • Oficina de Agrofloresta com Bento Cruz 
  • Primeira Feira de Troca de Sementes e Mudas 

O Ponto de Compostagem 

22 semanas de coleta  – 1510,3 Kg de resíduos orgânicos  

200 mudas distribuídas 

Saiba mais sobre o projeto da Compostagem e o Ponto de Compostagem Comunitária 

 

Guardiões da Composteira 

Programa com foco nos jovens do bairro da Vila Anglo Brasileira 

03 jovens receberam uma bolsa durante três meses para participar do programa que inclui atividades pedagógicas sobre compostagem, cuidado com a horta e ações de comunicação e engajamento sobre o tema no bairro onde afixados 50 cartazes, além de campanha nas redes sociais.

Bioconstrução com a Coletiva Moça Barro 

De 18 a 24 de outubro de 2021 com a participação de 15 pessoas convidadas. 

O processo foi imersivo e aconteceu durante o período de pandemia, portanto, foi necessário ter um grupo restrito de pessoas. O resultado foi a construção de um forno e um fogão a lenha utilizando técnicas de bioconstrução. 

Oficina de Agrofloresta com Bento Cruz 

Dias 30 e 31 de outubro de 2021 com a participação de 30 pessoas. 

Uma vivência presencial e gratuita para quem deseja conhecer e montar um jardim comestível, seja numa instituição, em casa ou em espaços públicos. 

Feira de Troca de Sementes e Mudas 

Dia 26 de fevereiro de 2022. 

Aconteceu durante o Café Caipira acompanhado da Rádio ao Vivo e a exposição Inadiável Futuro. Para ativar a comunicação sobre a Feira, um kit de sementes foi sorteado no perfil do Instagram em dezembro 2021.

 

 

Sementes produzidas no Condô. Novembro 2021. Foto Giselle Rocha

As ações do Jardim, especialmente as oficinas, foram um processo de transformação coletiva. Com a Coletiva Moça Barro tivemos uma experiência poderosa com a construção de um forno e um fogão a lenha, ao longo de oito dias. Passamos dois dias com Bento Cruz aprendendo os princípios da agrofloresta e reorganizando alguns canteiros de flores.

Estar juntos na diferença, realizar algo concreto através do suor e do trabalho, é o maior exercício da democracia. Tudo é grampeado e acasalado, tomando forma pelas nossas mãos e nossos corpos (viva a classe trabalhadora!).

Essas experiências nos convidam a refletir sobre o elitismo no ambiente de trabalho, que coloca intelectualidade acima do corpo. Esquecendo que é somente através dos corpos em relação que a transformação social é alcançada.

Trabalhar com a terra nos lembra que somos terra, que dela viemos e voltaremos a isto. E que, no final das contas, isso é ancestralidade. E como disse Anapuaka em nosso programa Encontro Programado na RádioTV Mundo Novo: “Seja um bom ancestral hoje”.

São nossas relações de trabalho e gerenciamento de recursos que precisamos aprender a renovar. Foi uma alegria reconhecer-se como parte do verdadeiro processo, que não tem começo e nunca vai acabar. Aquele com as constantes transformações. Aquele do Clássico das Mutações.

 

RádioTV Mundo Novo

 

Acompanhe os programas lançados na terceira temporada da Rádio Tv Mundo Novo 

 

Podcast Inédito “Inadiável Futuro”.

Com apresentação de Max Huszar e Luiz Renato Ferreira, teve como base para a criação o desenvolvimento de composições sonoras, a fim de proporcionar aos ouvintes um olhar atento e crítico de escuta da realidade em que estamos inseridos, a valorização estética da fala e suas possibilidades musicais. Conta ao público todo o processo do Jardim das Delícias e suas atividades, do laboratório Colapso Climático, da própria RádioTV, bem como do Condô Cultural.

Segunda temporada do programa “Você tem fome de quê?”

Com Ariela Doctors. Uma compilação de 10 episódios com aproximadamente 30 minutos de duração, com os seguintes convidados: Adriana Salay, Anelis Assumpção, Erika Malunguinho, Elaine de Azevedo, Mônica Passarinho, Bela Gil, André Degenszajn, Moriti Neto, João Rockett e Tati Cavaçana, Maria Alves e Silvana Alves.

 

Terceira temporada do programa “Feito Música”

Com Max Huszar. Com dez episódios, apresentou um músico/compositor e seu processo de composição, ouvindo alguns de seus obras intercaladas com entrevistas: Marco Benvegnù (Irmão Victor), Pedro Pastoriz , Lauiz, Felipe Mancini, Chico Bernardes, Mariana Rhormens, Luca Frazão (violão brasileiro), Arthur Decloedt, Morris e Banda Masoko.

 

Além disso, foram produzidos materiais audiovisuais e sonoros das oficinas de Bioconstrução com o coletivo Moça Barro, e Agrofloresta com Bento Cruz.

No dia 26 de fevereiro de 2022, aconteceu a transmissão ao vivo durante a Feira de Troca de Sementes e Mudas.

 

Os episódios podem ser acessados ​​na página da RádioTV Mundo Novo em nosso site, no youtube e no spotify. 

 

A realização dos novos programas da RádioTV Mundo Novo, dá-nos um recorte muito importante sobre o processo ecocultural que estamos vivenciamos em 2020 e 2021 com a pandemia, desde o momento de implantação do Jardim e o início da RádioTV Mundo Novo, a atividades realizadas neste projeto e as estratégias de comunicação.

 

Pesquisa do Colapso Climático

Realizada em 3 atos, a Pesquisa Colapso Climático, o Laboratório Colapso Climático e a Exposição Inadiável Futuro com coordenação de Jonaya de Castro 

A pesquisa foi um grande mapeamento de grupos, coletivos, organizações e instituições que trabalham na temática ecocultural. Realizada entre setembro e outubro de 2021, teve como resultado um relatório disponibilizado em PDF, chamado Arte em Luta – Pesquisa Livre sobre Artivismo, Meio Ambiente e Colapso Climático, disponíveis para baixar abaixo. 

 

LAB Colapso Climático 

Aconteceu entre setembro de 2021 e janeiro de 2022 e teve 12 participantes que foram escolhidos através de processo seletivo. Foram realizados 12 encontros online, 2 dos quais foram para seleção de grupo e 10 encontros para troca de saberes e produção da Exposição Inadiável Futuro. Recebemos Paloma Costa, Djuena Tikuna e Ana Neca como convidados para as reuniões com os seguintes temas: Colapso Climático e Ponto de Não Retorno e COP 26; Dinâmica de 1,5ºC – aquecimento global; Pouco progresso na agenda climática; Proposta de intervenção artística contra a Exploração de Petróleo em Fernando de Noronha.

Um documento coletivo com referências, ideias e registros dos encontros pode ser acessado aqui: COLAPSO CLIMÁTICO

 

Exposição Inadiável Futuro 

Dia 26 de fevereiro de 2022, em formato presencial no Condô Cultural, com apresentação de obras audiovisuais: “VISÕES DO FIM DO MUNDO – hoje e amanhã – – hoje é amanhã” por Daniela Landin; “Yyja – Guardiões das Águas” por Conrado Lessa; e “Jornal do Fim do Mundo” de Alê Monteiro, Alex Zudão, Alexandre Gonçalves, Ariane Provasi, Davi Damasceno, Nielson Santos e Willer Bontempo. Houve também um mural no quintal com lambe-lambes com conteúdo sobre o tema Colapso Climático, Amazônia e Democracia. Produzido pelo artista Átila Fragoso do grupo Paulestinos, este trabalho foi enviado para outras 25 cidades e instituições, em 09 estados diferentes do Brasil além da Alemanha. 

 

equipe

Carol Grespan

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP em 2004 e é mestranda em design pela mesma instituição. Atua como designer gráfico freelancer desde 2007, período no qual colaborou com revistas de diversas editoras e também fez projetos gráficos para livros infantis, corporativos e biografias. Produz fotogravuras desde 2014, com especial interesse pela paisagem urbana.

Daise Cerqueira

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, em 2017, pós-graduada em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético a Construção de Equipes Colaborativas, no Itaú Cultural em parceria com o Instituto Singularidades. Desde 2014 tem atuado no Condô Cultural como diretora administrativa e financeira e na gestão do espaço.

Géssica Arjona

Graduada em Artes Cênicas na UEL - Universidade Estadual de Londrina em 2004, vive e trabalha em São Paulo desde 2009, onde tem atuado como produtora com a elaboração, criação e execução de projetos artísticos e culturais diversos. É idealizadora do Condô Cultural, uma associação cultural criativa que teve início em 2010, onde realiza diferentes ações criativas e projetos com foco em arte, cultura e meio ambiente. 

Giselle Rocha

Fotografa, preserva, pensa e faz cultura, planta um pouco, cozinha outro tanto, faz conexão entre pessoas e gosta de fazer arte com isso tudo. Sempre que pode dança. E tenta entender o mundo e as pessoas à sua volta. Também pensa que essa conjunção toda é sua forma de estar politicamente no mundo.

Jonaya de Castro

Formada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo – 1998/2001, PUC SP e Pós-graduação em gestão cultural/ especialização Gestão Cultural em Capitais Culturais da União Europeia - Fundação Santander - Espanha 2010/2011. Gestora de projetos culturais e pesquisas, com vasta experiência em políticas públicas de cultura, ativismo e processos participativos.

Kako Guirado

Diretor e Produtor Técnico; Empreendedor Cultural e Sonorizador (Sound Design); Desenvolve e cria projetos, presta consultoria de infraestrutura em ações Artísticas e Culturais. Trabalha nas mais diversas áreas, como: festivais, mostras, eventos, agências produtoras, shows, exposições e espetáculos.

Luanah Cruz

Produtora cultural, performer, atriz, cantora, arte-educadora é Especialista em Música e Imagem pela FASM e  Bacharel em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP. Integrante do Coletivo Preta Performance e co-fundadora do Coletivo Intrânsitto. Entre 2020 e 2022 integrou a equipe do Condô no projeto da RádioTV Mundo Novo e no projeto Inadiável Futuro.

Luiz Renato Ferreira

Eutonista, pesquisador do corpo e do movimento. Graduado em Artes Cênicas pela UEL em 2005 venho construindo sua carreira com experiências em dança e teatro, tanto no ensino como em projetos de criação. Fez a formação profissional em Eutonia no Instituto Brasileiro de Eutonia de 2013 a 2018 e faz atendimentos individuais que são tratamentos para diversas questões posturais, problemas de coluna, dores crônicas, insônia, depressão e diversos outros desajustes psicossomáticos.

Maurício Schneider

Ator, e pesquisador de formação, possui doze anos de experiência na investigação da linguagem cênica e no teatro experimental, além de ter atuado como diretor, preparador cênico, figurinista, e produtor. As artes cênicas e performativas são seu principal campo de atuação. Integrou a equipe de gestão do Condô Cultural de 2019 a 2022.

Max Huszar

Formando em Composição na Faculdade Santa Marcelina. Há 10 anos participa de conjuntos de música autoral, atuando como músico, compositor e arranjador. Desde 2017 trabalha como sonoplasta e criador de trilhas para diferentes peças teatrais. Entre 2020 e 2022, integrou a equipe do Condô Cultural e da RádioTV Mundo Novo, atuando como técnico de transmissões, editor, locutor, programador musical, compositor de vinhetas e trilhas, além de criação de roteiros e apresentação de diferentes programas.

Tábata Arjona

No Condô desde 2017, desde então, vem pesquisando, estudando e experimentando a fermentação natural, colaborando como cozinheira e padeira em diversos eventos da casa. Hoje, juntamente com sua parceira de projeto, Paola Toya, toca a Venda Escondida, uma portinha com acesso à rua e aberta ao público todos os domingos com o Café Caipira, um café da manhã no Jardim das Delícias do Condô, produzindo várias maravilhas de comer.

Arquivos para baixar

Pesquisa Colapso Climático
Arte em Luta (PT)
Art in Fight (EN)

Patrocínio

Patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe- Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds