Acreditamos

na transformação do mundo por meio da arte. 
na liberdade com responsabilidade.
no consumo consciente.
na luta contra o racismo, homofobia, machismo e fascismo .
no direito igual e absoluto a todos.
f o t o : r o b e r t a c a r v a l h o
f o t o : r o b e r t a c a r v a l h o

buscamos processos criativos e alternativos de convivência para pensar o mundo de uma forma diferente.

buscamos processos criativos e alternativos de convivência para pensar o mundo de uma forma diferente.

nosso manifesto

Somos uma associação de pessoas interessadas em discutir formas e potencialidades de convivência, com foco na valorização de um cotidiano rico em encontros e trocas. 

Queremos nos conectar com iniciativas criativas que queiram fazer do mundo um lugar mais justo e em harmonia com a natureza. 

Com sede num espaço de convivência e diálogo entre artistas, agentes culturais e a comunidade, exercitamos um entendimento ampliado sobre a arte, em que arte e cultura estão profundamente imbricadas com a vida: também é artista quem produz o pão, quem faz o almoço, quem rega as plantas e quem pinta as paredes.

Graças a essa dinâmica de cuidado diário é possível que habitantes e frequentadores se conheçam, sendo muitas vezes contaminados pelos processos uns dos outros. Acreditamos que o compartilhamento do ambiente doméstico e a construção do afeto intensificam e potencializam a criação de propostas conjuntas de artistas e coletivos do Brasil e do mundo, dando total sentido à existência deste espaço.

Ao elegermos a arte como vetor de todas as transformações, buscamos um caminho flexível de ocupação deste tempoespaço na Vila Anglo, de forma a entrelaçá-lo à vida que acontece em seu entorno, ao mesmo tempo em que também promovemos o intercâmbio com pessoas e produções de outros lugares. A cada ação artística, a cada nascimento e realização de uma ideia, o espaço é ressignificado, deixando latente essa característica e propriedade tão essenciais para a sociedade: o ser sensível e poético que potencializa e muda o mundo.

Nos questionamos cotidianamente sobre o impacto das nossas ações no mundo, sobre a forma que nos relacionamos com as pessoas, sobre o cuidado com o espaço e com as pessoas. Experimentamos, mudamos, fazemos outra vez e entre erros e acertos vamos encontrando novas formas de se conectar com o mundo. 

Se você se identifica com todo esse movimento, venha tomar um café, trocar uma ideia, participar de um mutirão, colocar a mão na massa, apoiar um projeto. Agende uma visita ou participe de alguma das nossas atividades.

a
associação

A associação Condô Cultural (Instituto Cultural Mundo Novo), foi fundada em 2010. Somos qualificados como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e credenciados como Ponto de Cultura. 

Realizamos diferentes produções sociais, culturais, educacionais e políticas, promovendo a criação e a experimentação. Os associados contribuem com a manutenção da instituição, investindo energia, tempo e/ou recursos financeiros. A produção artística e a programação é realizada de forma independente em conjunto com os associados e conta com a contribuição livre e consciente do público.

As atividades abertas ao público em geral, como oficinas, aulas, encontros, apresentações, exibições etc estão divididas em três eixos:

CONDÔ CULTURAL PROMOVE

Quando a associação promove, apresenta, realiza e produz ações sociais, culturais, educacionais ou políticas, na Casa ou em outros espaços nacionais ou internacionais. 

As produções representam a associação e seus associados e estão alinhadas com os nossos princípios, podendo ser projetos independentes, propostas para outras instituições e parceiros e/ ou projetos realizados via editais públicos e/ou privados. 

Acompanhe nossa programação e nossos projetos.

CONDÔ CULTURAL ACOLHE

Quando a associação reconhece o valor social, cultural, educacional ou político de um projeto e se propõe a acolher na Casa.

Acolher uma proposta dependerá do perfil do projeto apresentado, levando em consideração as particularidades de cada ação. 

As propostas poderão ser apresentadas por qualquer pessoa interessada, sendo ela associada ou não, diferindo nas condições para que as ações sejam acolhidas. Priorizamos as ações propostas pelos associados ou por pessoas e instituições que já tenham estabelecido um vínculo com a associação ou que dialogue diretamente com os nossos conceitos.  

Todas as propostas apresentadas passam por uma análise de viabilidade e estão vinculadas diretamente por meio de trocas, que podem ser financeiras, de serviços ou materiais. As trocas são estabelecidas de acordo com as necessidades da associação e poderão ser aceitas, desde que estejam alinhadas com nossos conceitos. As trocas poderão ser estabelecidas tendo como base as nossas tabelas de valores e nosso banco de trocas (necessidades materiais e de serviços).

CONDÔ CULTURAL APOIA

Quando a associação reconhece o valor social, cultural, educacional ou político de um projeto e se propõe a doar ou emprestar bens materiais, oferecer apoio institucional ou de serviços. 

os
associados

O associado é uma pessoa física ou jurídica que se identifica com os objetivos da associação: promoção da experiência, da descoberta e da expressão criativa, do encontro e da convivência entre a comunidade, artistas, educadores, técnicos, empreendedores socioculturais e empresários.

Os associados participam das ações realizadas pela associação e contribuem financeiramente para a continuidade da programação. 

Para saber mais sobre a nossa política de associação, entre em contato