O Condô Cultural
Somos uma associação que tem por finalidade a produção e a promoção de ações culturais, artísticas e ambientais com valorização dos processos criativos e novas formas de relação e convívio entre artistas, comunidade, educadores, técnicos, empresários, agentes culturais, sociais e ambientais.
Estamos sempre em busca de conexões com iniciativas criativas que queiram fazer do mundo um lugar mais justo e em harmonia com a natureza.
Com sede num espaço de convivência e diálogo, exercitamos um entendimento ampliado sobre a arte, em que arte e cultura estão profundamente imbricadas com a vida: também é artista quem produz o pão, quem faz o almoço, quem planta, composta, cuida do florescimento, quem colhe, quem pinta as paredes.
Acreditamos que o compartilhamento do ambiente e a construção do afeto intensificam e potencializam a criação de propostas conjuntas de coletivos e artistas do Brasil e do mundo.
Com uma dinâmica de convivência e cuidado é possível que diferentes pessoas se conheçam, sendo muitas vezes estimuladas pelos processos umas das outras.
Nos questionamos cotidianamente sobre o impacto das nossas ações, sobre a forma como nos relacionamos, sobre o cuidado com o lugar em que estamos e com as pessoas. Experimentamos, mudamos, fazemos outra vez e, entre erros e acertos, vamos encontrando novas formas de estar e se conectar com o mundo.
Se você se identifica com todo esse movimento, venha tomar um café, trocar uma ideia, participar de um mutirão, colocar a mão na massa, apoiar um projeto. Agende uma visita ou participe de alguma das nossas atividades.
O que fazemos
Realizamos diferentes produções culturais, educacionais, políticas, sociais e ambientais, promovendo a criação e a experimentação.
Desde 2010, já realizamos:
+ de
450
atividades e projetos,
com alcance de público de
aprox.
100 mil
pessoas, presencial e virtualmente.
Somos plurais e isso se reflete na nossa programação, que já contou com cursos e apresentações nas áreas de artes cênicas, marionete, circo, dança, música, artes visuais, audiovisual, improvisação, narração oral, artes do corpo, literatura, poesia, permacultura, agrofloresta, consciência corporal, sonorização, iluminação, vídeo mapping, design, moda, artesanato, tecnologia, eletrônica, gastronomia, direitos humanos, ações políticas, produção cultural, comunicação e artivismo.
Ao longo dos anos mais de 50 diferentes grupos de teatro, circo, dança, música e outras linguagens passaram pelo espaço, sendo este não o palco, mas a sua casa de ensaio.
Desde 2012 temos parceria com o Departamento de penas e medidas alternativas (CPMA) – Fórum Criminal da Barra Funda, com a Central de penas e medidas alternativas Federal (CEPEMA) e com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Mulher – Ipiranga. Desde então já atendemos aproximadamente 250 beneficiários, que colaboraram com o desenvolvimento da associação e com a recuperação do espaço físico.
Quem somos
Qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e credenciada como Ponto de Cultura, a Associação Cultural foi fundada em 2010.
Os associados são pessoas físicas ou jurídicas que se identificam com os objetivos da associação e estão interessadas em discutir formas e potencialidades de convivência, com foco na valorização de um cotidiano rico em encontros e trocas e na produção de ações criativas conjuntas.
Cada associado contribui com a manutenção da associação, investindo tempo, compartilhando conhecimento e/ou recursos financeiros na construção de projetos conjuntos e de uma programação independente. Para entender melhor o papel do associado clique aqui.
Nosso quadro diretivo é composto por três cargos de direção e três conselheiros fiscais, com mandatos por períodos de três anos.
Gestão 2021-2024
Diretora Geral
Géssica Arjona
Diretora Artística Pedagógica
Eneida Sanches
Diretora Financeira
Daise Cerqueira
Conselheiros Fiscais
Luanah Cruz
Maurício Schneider
Tábata Arjona
Espaço Cultural
Conheça a história da edificação e os nossos espaços
Os associados
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Nossos projetos e ações buscam estar alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU