Pular para o conteúdo

Casa Aberta 2023, toró

03.12

Dom

09:00 às 19:00

Formato

Presencial

CASA ABERTA 2023
toró

 

Abrimos as portas para celebrar e dançar na chuva! Uma mistura de esculturas, gravuras, pinturas, teatro, música, dança, cartazes, plantas, comidas, memórias e um pouquinho mais… assim é o Condô Cultural e as pessoas que dão vida a existência da Casa Aberta.

Em tempos de mudanças climáticas intensas, queremos compartilhar com o público um pouquinho das nossas obras que molham a terra sedenta. 

Durante esse Toró, nove dos quinze ateliês do Condô estarão abertos para visitação, além dos espaços comuns e do vasto quintal. A programação contará com Mostra de Artes Visuais, Oficinas, Atividades para Crianças, Teatro, Música, Exibição de Filme, além da Lojinha Condô, Ponto de Arte Indígena, Compostagem, Café Caipira e outras atividades. 

 

 

 

Programação Completa

 

 

9h às 14h 

Café Caipira

Para ser apreciado sem pressa, dia de encontros e convivência com diferentes pessoas e aproveitar para acompanhar a nossa programação.

 

 

9h às 19h 

Ponto de Arte Indígena

Vendas das criações de artistas, artesãs e artesãos indígenas de diferentes etnias do Brasil na cidade de São Paulo. Com inauguração em 2021. Atualmente temos artes das etnias Guarani Mbyá, Kariri-Xocó, Fulni-ô, Xukuru Kariri, Huni Kuin, Paiter Surui, Kalapalo e Aikanã.  

 

 

9h às 19h 

Lojinha Condô

Peças das artistas da Casa e da associação.  Uma ótima opção para os presentes de final de ano. 

 

 

9h às 19h 

Mostra de Artes Visuais 

Beatriz Nogueira, Carolina Coronato, Cleiri Cardoso, Cris Panariello, Emilie Becker, Eneida Sanches, Gabriela Sacchetto, Giselle Rocha, Gregório Guirado, Itamar Dutra, Kako Guirado, Lissa Sakajiri, Nadira Yanez, Otto Forte, Rita Cavassana, Vitor Barão + #éclima 

Os artistas da casa irão ocupar diversos espaços do Condô em diferentes formatos.

 

 

10h às 15h 

Ateliês Abertos

Teremos 09 ateliês abertos a visitação. Venha descobrir os infinitos universos de Beatriz Nogueira, Cleiri Cardoso, Cris Panariello, Eneida Sanches, Gabriela Sacchetto, Itamar Dutra, Lissa Sakajiri, Luiza Freire, Maíra Bühler, Nadira Yanez e Ulli Nalin.

 

 

11h às 14h 

Compostagem Comunitária

Traga seu resíduo orgânico e leve uma muda para casa! Faça a separação dos resíduos orgânicos na sua casa, coloque num baldinho ou potinho com tampa, e traga para a compostagem aos domingos, entre 11h e 14h.

 

 

14h às 19h 

Doces e Salgados Compostagem Comunitária

Parceria de comidinhas caseiras com mulheres da Vila Anglo Brasileira

 

 

9h30 às 10h30

Vivência de Tai Chi (TaiChiPaiLin)

com Tânia Murakami 

Prática milenar, lenta e circular com Tânia Murakami, que pratica TaiChiPaiLin desde 1999 mas despertou à prática do Tai Chi desde 89. Musicista também, tem o TaiChi como prática fundamental aos seus estudos e criatividades.

Público: à partir de 10 anos 

 

 

10h30 às 11h10 

o ovo da Cuca

Espetáculo de máscaras e bonecos sobre a temática de liberdade com os grupos Rainhas do Radiador e Desembargadores do Furgão

Duração: 40 minutos 

Público: Livre com convite especial às crianças 

 

 

11h30 às 12h30 

Vivência prática corpo são

com Isis Marks 

Venha conhecer a prática de corpo e movimento que tem como base a técnica de Pilates e Yoga, princípios da dança, abordagens somáticas e o estudo das fáscias e dos trilhos anatômicos. Para cuidar e integrar o corpo com exercícios de respiração, percepção, consciência corporal, coordenação motora, alinhamento, flexibilidade e fortalecimento. 

Público: Livre a partir de 16 anos   

 

 

11h30 às 13h00 

Mundo perdido: pequeno sítio arqueológico

Gramáticas da Natureza convida Coletivo Oquecabeaqui? 

Ativação da obra-brinquedo “Mundo perdido: pequeno sítio arqueológico”. A ideia é que as crianças encontrem terrenos que consideram ser um sítio a ser explorado e utilizando ferramentas próprias do arqueólogo realizem escavações para encontrar artefatos. Além disso, que mergulhem no mundo da imaginação, próprio das crianças, para o cultivo de histórias e memórias.

Público: livre

 

 

13h às 14h 

O que derrete?

com Rita Cavassana

Brincadeira-intervenção com gelo em formato de letras coloridas. Vamos criar palavras para derreter. O que dissolve, ou o que está derretendo? Que palavras vamos querer derreter, ou letras que se acabam com o calor que fica cada vez mais elevado. Quanto tempo vai demorar para ver as palavras e letras derretam?

Público: crianças a partir de 5 anos 

 

 

14h às 16h

Oficina de desenho e observação do Jardim das Delícias

com Gabriela Sacchetto

Nesta oficina os participantes serão convidados a experimentar exercícios de desenho a partir da observação e da contemplação no Jardim das Delícias. Para participar não é preciso saber desenhar. Esta oficina é um convite à observação e à experimentação!

Público: A partir de 15 anos. 

 

 

14:30 às 15:14

O tempo que nos resta

Improvisação Livre – Música Instrumental 

Felipe Mancini e Iran Ribas convidam dois outros músicos, Paulo Bira e Ivan Silva. Os 3 nunca tocaram juntos e vão exercer esse trabalho coletivo de improvisação por 44 minutos dentro de uma sala criando música sem temas previamente combinados juntando música acústica e eletrônica. Junto deles, um relógio de corda que ficará 44 minutos batendo até despertar. A batida do relógio é mais um elemento usado para criar ideias. Um beat a ser manipulado  e usado de forma musical. 44 minutos segundo a numerologia;

44 representa uma pessoa que tem plena consciência de que tudo aquilo que ela pensa pode se tornar realidade. Ela sabe que os seus pensamentos têm força e, por conta disso, mais do que qualquer outra pessoa, ela precisa ter bastante atenção àquilo que mentaliza.

Será um tempo para reflexão coletiva dos músicos e da platéia, sobre o significado do que temos mentalizado usualmente

Público: Livre 

 

 

15:30 às 18:00 

Diz a ela que me viu chorar

Filme de Maíra Bühler seguido de roda de conversa com o pessoal da Casa Rodante, projeto de arte e redução de danos na rua. 

Duração do filme: 1:30 

Duração da roda de conversa: 1:00 

Público: Geral, mas com convite especial para o pessoal da saúde mental. 

 

 

18:00

Henk Thunderstorm

apresentará uma canção autoral voz e violão que tem relação com o tema Toró 🙂 

 

 

17h às 19h 

Discotecagem

com Ulli Nalin para dançarmos na chuva 

 

 

Sobre o Condô Cultural

O Condô é uma associação que tem por finalidade a produção e a promoção de ações culturais, artísticas e ambientais com valorização dos processos criativos e novas formas de relação e convívio entre artistas, comunidade, educadores, técnicos, empresários, agentes culturais, sociais e ambientais. A organização está sempre em busca de conexões com iniciativas criativas que queiram fazer do mundo um lugar mais justo e em harmonia com a natureza.

 

 

Casa Aberta | Toró 

Onde: Condô Cultural

Data: 03/12/2023 (domingo)

Horário: 9h às 19h

Entrada: gratuito

Público: todas as idades

Endereço: Rua Mundo Novo, 342 – Vila Anglo Brasileira – São Paulo – SP – 05028-030