Quintas às 21h

Sato do Brasil conversa com convidades para falar dos temas mais comentados do momento, como antirracismo, democratização da informação, pandemia, causa indígena, Amazônia, todos direcionados para a questão dos Direitos Humanos.

Equipe

Pesquisa, desenvolvimento dos temas, contatos e entrevista: Sato do Brasil

https://www.instagram.com/satodobrasil

Pesquisa, desenvolvimento dos temas e contatos: Giselle Rocha

https://www.instagram.com/gisellerocha/

Conversa Dentro T01 EP05

19/11/2020

 

Benedito Luiz Amauro, (re)conhecido como Mestre Lumumba, filho do orixá Ogum. Músico, compositor, historiador, poeta, dramaturgo e ator.

Em 1973, com a expansão e crescente organização do Movimento Negro no Brasil formou na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, o Grupo de Teatro Evolução, que marcou a história do movimento negro brasileiro na contemporaneidade.

Fez parte da formação de uma das primeiras bandas de reggae brasileira, o Arembepe. Lançou vários trabalhos musicais solo e coletivos.

Nos anos 80, iniciou-se na Irmandade dos Tambores Ilú, com Mestre Didi.

Fundou, em 1987, em parceria com a Yalorixá Nadya Sant’Anna, a  Comunidade Cultural Religiosa de Matriz Africana Ilê Asè Omò Ayé.

Atualmente, Mestre Lumumba prepara a antologia de seus mais de cinquenta anos de trabalho na música, organizando suas composições, recuperando a memória de suas 400 letras musicais, poesias e histórias para o lançamento de seu novo trabalho.