Pular para o conteúdo

É Clima

desobediência artística por uma imaginação climática saudável

 

É Clima é uma campanha que está pautada em desafios ambientais e de justiça climática que acometem o Brasil no ano de 2023 e escolhemos 3 problemáticas para desenvolver:

 

1. Alimentação Saudável 

2. Gestão de Resíduos

3. Memória e Justiça climática

 

Queremos um Brasil com imaginação climática, sem fome e com redução gigantesca na produção de resíduos. Como as mudanças climáticas não são um fenômeno apenas científico, mas sim cultural, trabalhamos no fomento à mudança cultural necessária em relação ao mundo natural. 

 

Toda quarta-feira, dezenas de coletivos de todo o Brasil postam em suas redes sociais os conteúdos da campanha É clima.

Abaixo você pode acessar todo o material da campanha e baixar os cards para postagens ou impressão! Se quiser saber mais e participar das postagens coletivas que rolam todas as quartas-feiras, entre em contato 🙂

 

BAIXE AQUI OS CARDS DA CAMPANHA

BAIXE AQUI OS PDFs PARA IMPRESSÃO

 

 

Comida de verdade é o que garante a nossa saúde! 🥗

Comida de verdade são alimentos in natura, que vêm da terra, como arroz, feijão, batata, abóbora, milho, mandioca, etc. 🍳🥬🌽🍗

🍟🧋Na indústria de alimentos, os ultraprocessados são produtos são de péssima qualidade nutricional, além de passarem por alterações genéticas, uso de agrotóxicos, refinamento, hidrogenação, etc.

Para parecerem “comida”, são necessários diversos aditivos químicos sintéticos, corantes e aromatizantes para devolver aos alimentos cor, sabor, odor, maciez e aparência.

🛑🙅🏾 Esse sistema está diretamente ligado ao aumento da insegurança alimentar, pois entrega produtos pobres em termos nutritivos, além de estar associado ao desequilíbrio ambiental e ao surgimento de doenças.

#éclima #éclimadecomidadeverdade #diamundialdasaúde


 

🚨 No final da década de 70 a @cocacola trouxe uma garrafa PET de plástico descartável para substituir a icônica garrafa de vidro. Hoje a empresa é a maior produtora de lixo plástico do mundo, seguida por Nestlé, PepsiCo, Mondelez International – a empresa por trás de marcas como Oreo e Nabisco – e Unilever.

👀 O ranking foi feito por uma auditoria internacional sobre lixo plástico, conduzida pelo movimento Break Free From Plastic (“Liberte-se do Plástico”).

🌎 A produção global de plásticos aumentou de 2 milhões em 1950 para 400 milhões de toneladas em 2015 e a tendência é que esse número quadruplique até 2050.

♻️ Precisamos de reduções urgentes e drásticas na produção e no consumo de plástico, porque a reciclagem não dá conta! Apesar de ser uma ponta importante, não tem reciclagem que aguente uma produção de tantas toneladas.

#éclima #nãoéclimadeplásticodeusoúnico #éclimadeembalagemretornável


 

✨ “Vamos erguer um bosque, jardins suspensos de urbanidade, onde possa existir um pouco mais de desejo, alegria, vida e prazer, ao invés de lajotas tapando córregos e ribeirões. Afinal, a vida é selvagem e também eclode nas cidades.”

🏹 No mês indígena trazemos essa reflexão de Ailton Krenak para pensarmos em outro modo de ser e de pertencer a uma dinâmica coletiva.

🍀📚 Trechos do livro Futuro Ancestral de Ailton Krenak

☀️🔥 Quanto maior o aumento da temperatura, mais exposto fica o planeta, aumentando os risco para os sistemas naturais e humanos. É preciso promover uma mudança radical no setor de energia. A meta global em frear o aquecimento em no máximo 1,5ºC até o final do século, praticamente já fracassou, pois a temperatura deve chegar a esse patamar já na próxima década.

✊🏽 🔎 O movimento da justiça climática chama atenção para o fato de que mulheres e meninas, especialmente do Sul Global, compõem um dos grupos mais impactados. A emergência climática pode ser considerada mais um eixo de opressão que se soma a questões ligadas à pobreza, educação, acesso a recursos naturais, violência sexual e muitos outros fatores que, sobrepostos, geram situações de profunda desigualdade.

🌡️ Em termos de transição energética, para haver uma estabilização do aumento da temperatura global em 1,5ºC, o uso de carvão mineral precisa cair 95%, o de petróleo 60% e o de gás natural 45% até 2050.

Ilustração @aua__art

#éclima #éclimadefuturo #éclimadeancestralidade #éclimadecoletividade #éclimadereflorestaroimaginario

 

☀️🔥 Quanto maior o aumento da temperatura, mais exposto fica o planeta, aumentando os risco para os sistemas naturais e humanos. É preciso promover uma mudança radical no setor de energia. A meta global em frear o aquecimento em no máximo 1,5ºC até o final do século, praticamente já fracassou, pois a temperatura deve chegar a esse patamar já na próxima década.

✊🏽 🔎 O movimento da justiça climática chama atenção para o fato de que mulheres e meninas, especialmente do Sul Global, compõem um dos grupos mais impactados. A emergência climática pode ser considerada mais um eixo de opressão que se soma a questões ligadas à pobreza, educação, acesso a recursos naturais, violência sexual e muitos outros fatores que, sobrepostos, geram situações de profunda desigualdade.

🌡️ Em termos de transição energética, para haver uma estabilização do aumento da temperatura global em 1,5ºC, o uso de carvão mineral precisa cair 95%, o de petróleo 60% e o de gás natural 45% até 2050.

#éclima #éclimadejustiçaclimática


 

🌱 “O Futuro é Compostável! 🍂

♻️ Compostagem é um processo natural de decomposição que transforma os resíduos de alimento em um rico composto orgânico que pode ser usado para melhorar o solo e a saúde das plantas, além de diminuir o “lixo” que muitas vezes vai parar nos aterros sanitários ou lixões.

🪴 Os resíduos orgânicos representam 50% dos resíduos sólidos do país, o que reforça a importância de se adotar formas para evitar o descarte indevido.

Os municípios são responsáveis pela implantação de sistemas de compostagem para resíduos orgânicos assim como por viabilizar formas de utilização do composto produzido.

#éclima #éclimadecompostagem #ofuturoécompostável #semanadacompostagem


 

💡 TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, LIMPA e JUSTA, é sobre mudar as formas como produzimos energia. Priorizando fontes de energias renováveis, que não prejudiquem o meio ambiente. Levando energia limpa para todas as pessoas, conectando esse processo ao desenvolvimento social e tecnológico das comunidades e regiões, trabalhando para que os mais pobres não fiquem com o prejuízo ambiental gerado pelo setor.

♻️ Fontes solar e eólica são de longe as opções de menor custo com o maior potencial para reduzir as emissões de poluentes e gerar empregos locais. O Brasil possui grande potencial para realizar a transição no setor de energia, no entanto projetos recentes de exploração de gás utilizando fracking, vão na contra mão dessa transição.

🧨☠️ FRACKING é uma técnica que perfura e explode a terra quilômetros adentro para extração de gás natural. O problema é que esse gás vaza, podendo causar incêndios, contaminando lençol freático, a água e o solo, gerando doenças para as pessoas, prejudicando a produção agrícola, animal e as famílias que dependem da terra e da pesca para sua subsistência.

Transição energética é uma oportunidade para gerar empregos, diminuir impacto ambiental e desigualdades sociais, não para acentuar!

👉 Assine a petição para proibição do fracking no Brasil no link na bio da @arayaraoficial e @labexperimentalorg

#éclima #climadetransiçãoenergética #transiçãoenergetica #nãofrackingbrasil #diganãoaofracking


O Brasil gera mais de 75 milhões de toneladas de resíduos por ano! São em média 380 quilos por pessoa. 😨

🚚🗑️ A quase totalidade desses resíduos vão para aterros sanitários, lixões ou terminam em rios, lagos e mares, mas não precisa ser assim. Recicláveis podem ser reintroduzidos na cadeia de produção e orgânicos, na natureza. Apenas os rejeitos não podem ser reutilizados e seriam o que chamamos de lixo.

♻️ 90% de tudo que é reciclado passa pelas mãos das catadoras e catadores, e são essas pessoas que darão o destino correto para aquilo que você descartar. Separar os resíduos orgânicos dos secos é o primeiro passo para a reciclagem acontecer.

🪴 Quer ir além? Separe os orgânicos entre compostáveis e rejeitos. Existem várias formas de aproveitar cascas de legumes, verduras, folhas e plantas. Quem sabe, você pode apoiar uma compostagem comunitária e ainda reduzir pela metade o que destina para o aterro sanitário? Bora fazer a mudança.

#éclima #éclimadegestãoderesiduos #diamundialdareciclagem


 

💧 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada no Brasil. Norte é a região que menos recebe.

😰 Mesmo possuindo um extenso sistema hidrográfico, formado principalmente pelo Rio Amazonas e seus afluentes, pouco do volume dessa água alimenta os moradores. A maior parte é empregada na geração de energia em usinas hidrelétricas.

✊🏽 Garantir o direito à água significa alcançar a universalização do saneamento básico, levando esgoto e água encanada para as periferias e áreas marginalizadas. Estas ações devem estar atreladas a políticas de saúde, habitacionais e ambientais.

🤑 A entrada do setor privado no saneamento pode significar o aumento da desigualdade no acesso aos serviços, pois a tendência é os operadores privados optarem por investir nos serviços nas áreas mais lucrativas.

🌎 Água é um recurso renovável, mas não inesgotável. Devemos cuidar para que continue existindo e lutar para que continue público e coletivo.

#éclima #éclimadedireitoàágua


 

Todos os protetores do planeta devem lutar contra o Marco Temporal! Povos originários são guardiões da floresta, e a floresta é a guardiã do clima 🌻

Nosso mestre Cacique Raoni nos declara: NÃO AO MARCO TEMPORAL 📣

O Projeto de Lei 490/2007 é uma tentativa de legalizar o garimpo ilegal, a grilagem, o desmatamento da floresta e o genocidio dos povos indígenas, pois ataca o direito de existir dos originários brasileiros.

O PL determina que somente as terras indígenas ocupadas pelos povos originários até 05 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, serão reconhecidas.

É o apagamento de mais de 500 anos de resistência, luta que não começou em 1988.

Somos parte desta luta pelos direitos dos povos originários!
DEMARCAÇÃO JÁ!✊🏽

#éclima #éclimadedemarcação #nãoaomarcotemporal


Somos campeões em assassinatos de defensores ambientais. Segundo dados da Global Witness, o Brasil é um dos países mais letais do mundo para defensores do meio ambiente.

💚 O casal de líderes extrativistas José Cláudio e Maria foi executado em 2011, na cidade de Nova Ipixuna, sudeste do Pará. Mortos por defender a floresta da ganância dos madeireiros.

👺 Os pistoleiros foram presos, mas o madeireiro que encomendou o crime segue foragido da justiça. A impunidade faz com que esses consórcios de morte continuem atuando.

✊🏽 Seguimos honrando a memória de José Cláudio e Maria, Chico Mendes, Bruno e Dom, Ari Uru Eu Wau Wau, Dorothy, Paulo Paulino Guajajara e tantos outros defensores da floresta assassinados por atrapalhar os interesses de madeireiras, mineração e do agronegócio em grande escala.

#éclima #éclimadeprotegerosdefensoresdafloresta #ZéClaudioeMariaVivem


Absurdo! Pleno 2023 e o governo ainda mantém isenção fiscal para agrotóxicos. 🤮

Nesta sexta, 16, é o último dia para o STF julgar a inconstitucionalidade do pacote de benefícios batizado de Bolsa Agrotóxicos.

💸 Por ano, o estado brasileiro deixa de arrecadar mais de R$ 10 bilhões por causa dessas isenções. Os benefícios fiscais não têm impacto sobre os valores da cesta básica no país e favorecem especialmente as grandes empresas que trabalham com produção em larga escala.

☠️ Há um número recorde de novos agrotóxicos aprovados no Brasil nos últimos três anos. Juntas, Bayer e BASF tiveram 45 novos agrotóxicos aprovados, sendo que 19 deles contêm substâncias proibidas na União Europeia.

🤑 Enquanto as grandes empresas agroexportadoras e a indústria europeia de agrotóxicos buscam maximizar seus lucros, uma pessoa morre de envenenamento por agrotóxicos no Brasil a cada dois dias, e cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes com idade entre 0 e 19 anos.

#éclima #éclimadecomidasemveneno ​​#IsençãodeVenenoNão


 

🥗 Como é a alimentação das escolas da sua cidade?

No dia 13.06.23 o Projeto de Lei 1.662/2019, que PROÍBE A VENDA DE ULTRAPROCESSADOS em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, foi APROVADO por unanimidade pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Uma grande vitória que pode servir de exemplo para todo o país. É muito importante ter ambientes que promovam hábitos saudáveis e que ofereçam comida de verdade. 🥬🌽

Os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram ao longo do tempo. Junto a uma série de transformações socioculturais a disponibilidade dos alimentos in natura ou minimamente processados tem caído enquanto aumenta a disponibilidade de produtos alimentícios processados e ultraprocessados.

🍳 Bora lutar por comida de verdade?

#éclima #éclimadedizernãoaoultraprocessado


 

 

🤔 “Ora, algo está estranho: o Brasil é um dos maiores produtores de alimento no mundo, as safras recentes registram recordes históricos. Como pode ser que, ainda assim, vivamos no planeta Fome?”
Da Fome à Fome: diálogos com Josué de Castro

👩🏽‍🌾 A agroecologia pode sanar a fome no Brasil, já que os produtores familiares produzem a maior parte do que a população brasileira come.

⚠️Somos recordistas em fome, desmatamento e produção de grãos e enquanto 58,7% das pessoas enfrentam algum grau de insegurança alimentar a produção de grãos vai alcançar mais de 260 milhões de toneladas na safra 22/23.

🤑🚜 O crescimento da produção de soja e milho é acompanhado pelo grande avanço do desmatamento na Amazônia.

💚 Em contraponto as cadeias agroecológicas e familiares estão menos vulneráveis ao mercado internacional e é o modelo mais adequado para solucionarmos a questão da insegurança alimentar que atinge quase metade da população.

✨ Bora fortalecer a produção local dos agricultores familiares na sua região? Comprar e consumir localmente e alimentos da terra, faz toda a diferença para a economia local e a nossa saúde.

*Dados da Rede PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

#éclima #éclimadeagroecologia


 

 

🛢️ Em pleno 2023 o governo brasileiro planeja explorar o Petróleo na Foz do Amazonas.

🔥A queima de petróleo contribui para o aquecimento do planeta. A meta global em frear o aquecimento em no máximo 1,5ºC até o final do século praticamente já fracassou, pois as probabilidades apontam que a temperatura deve chegar a esse patamar já na próxima década.

👉🏽 A solução é parar a produção de combustíveis fósseis e investir em energias renováveis. A chamada Transição Energética.

🏝️ Para além das questões globais, a exploração na costa norte brasileira afetaria as mais de 2 milhões de pessoas que vivem da pesca na região. Sem falar nos complexos sistemas de recifes e a maior concentração de manguezais do planeta. Um vazamento de óleo poderia comprometer todo esse ecossistema. Somasse a isso a ameaça de subida do nível do mar que pode engolir regiões costeiras como Marajó e Bailique. Um verdadeiro desastre.

💰 A propaganda é de que a exploração pode gerar desenvolvimento para a região, mas isso não é certeza. Macaé, no Rio de Janeiro, por exemplo, assistiu sua receita crescer por conta da exploração do petróleo, mas isso pouco se refletiu na qualidade de vida e no IDH do município.

😢 A experiência de outros pólos de exploração mostra que multidões são atraídas pelas vagas de emprego, mas sem qualificação técnica necessária acabam desamparadas. As vagas de emprego especializadas são preenchidas por pessoas de fora.

🌱 O Brasil possui grande potencial para fazer uma transição energética limpa e justa, optando por fontes renováveis de energia solar e eólica, gerando empregos e diminuindo as desigualdades sociais. Para isso é necessário que haja compromisso e debate técnico que priorize a vida das pessoas e dos biomas, não somente as intenções de lucro das multinacionais.

#éclima #éclimadetransiçãoenergética #petroléonaamazonianão


 

 

💧 As águas do cerrado alimentam três das maiores bacias hidrográficas do continente sul-americano e nove das doze bacias hidrográficas brasileiras.

📈 Dados do Inpe publicados essa semana mostram que ​​o desmatamento no cerrado aumentou 21%.

🪵 A maior parte desse desmatamento foi feita pelo agronegócio, e acredite se quiser, de forma “legal”. Nos últimos anos houve um recorde nas licenças para desmatar emitida pelos estados, fazendo com que a vegetação nativa venha sendo substituída por culturas como soja e algodão.

🌳 Muitas plantas do Cerrado têm só um terço da sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente pobre em nutrientes, desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas. Esse complexo sistema retém água e alimenta as plantas na estação da seca. Quando há excesso de água, as raízes agem como esponjas encharcadas enviando o líquido não absorvido para os lençóis freáticos.

🌾 Com a expansão da pecuária e de grandes plantações de grãos, as árvores nativas são substituídas por vegetação de raízes curtas, que não conseguem levar a água até o fundo.

🚰 Preservar o cerrado é garantir a nossa segurança hídrica.

#éclima #éclimadecerrado


 

 

🌱 Em que bioma você está?

🇧🇷 O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

🌳A Floresta Amazônica é o bioma mais preservado do Brasil. Com sua extensão de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia é a maior floresta tropical contínua do mundo e abriga a maior biodiversidade do planeta. Ela se estende por nove países, sendo a maior parte localizada no Brasil, abrangendo estados como Amazonas, Pará e Acre, entre outros.

🏹 Apesar dos desafios enfrentados pela conservação da Amazônia, incluindo desmatamento ilegal, incêndios florestais e pressões econômicas, existem áreas de proteção ambiental, reservas indígenas e unidades de conservação que contribuem para a preservação desse bioma.

🪵 O bioma menos preservado do Brasil é o Cerrado. Apesar de ser o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo uma área de cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, o Cerrado enfrenta sérios desafios em termos de preservação e conservação.

😃 Conta pra gente em que bioma você está e uma vegetação ou um animal característicos do seu bioma?

#éclima #éclimadebiodiversidade


 

 

 

👩‍🌾 25 de Julho é celebrado o Dia da Agricultura Familiar e 28 de Julho o Dia do Agricultor.

🏡Essas datas são uma oportunidade para valorizar e reconhecer o trabalho dos agricultores familiares, que contribuem significativamente para a produção de alimentos e o desenvolvimento sustentável do país.

🌱A agricultura familiar é responsável por uma parcela significativa da produção de alimentos no Brasil. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar. Essa é uma contribuição essencial para a segurança alimentar do país e para a economia agrícola.

🪻Bora valorizar quem coloca comida no nosso prato?

#éclima #éclimadeagriculturafamiliar #diadoagricultor #diadaagricultrafamiliar


 

 

O principal rio voador do Brasil é Rio Aéreo Amazônico, que tem sua origem no oceano Atlântico, próximo à linha do Equador.

💨 Os vapores atlânticos entram pelo Norte e Nordeste do Brasil e fazem chover na Amazônia.

🌳 As árvores da Floresta Amazônica “bombeiam” as águas das chuvas de volta para a atmosfera, através de um fenômeno denominado evapotranspiração, ou seja, a água das chuvas que fica retida nas copas das árvores evapora e permanece na atmosfera em forma de umidade.

🌧️ Os rios voadores que crescem na Amazônia distribuem chuvas por todo o Brasil e são fundamentais para segurança hídrica do Centro-Oeste, Sul e do Sudeste do Brasil.

🪵 O desmatamento na Amazônia afeta o fenômeno dos ‘rios voadores’ e pode alterar clima em todas as regiões brasileiras.

#éclima #éclimaderiosvoadores


 

 

 

🏹 9 de agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

🌳 Um levantamento feito pelo MapBiomas em 2020, mostra que Terras Indígenas (TIs) são barreiras contra o avanço do desmatamento no Brasil! Nos últimos 35 anos o desmatamento em TIs foi de apenas 1,6%, contra 20,6% em áreas privadas.

🏹 Ao todo são 725 TIs no Brasil, sendo que mais de 200 ainda aguardam a demarcação. Terras não homologadas estão na mira de empresários nacionais e multinacionais que visam explorar seus recursos naturais e minerais.

🤮 Projetos de Lei como o Marco Temporal (PL 2.903/2023) praticamente impossibilitam a homologação de TIs, pois restringem a demarcação apenas aos povos que já ocupavam as terras em 5 de outubro de 1988, data em que foi assinada a Constituição.

🤔 O problema é que a maioria dos povos havia sido expulsa de seus territórios durante o processo de colonização.

⚖️ Demarcação é sobre justiça e reparação histórica.
🌱 É sobre manter as florestas em pé e a vida na terra funcionando.

Demarcação Já! Não ao Marco Temporal!

#éclima #éclimadedemarcaçãodeterraindigenas #nãoaomarcotemporal


 

 

🛢️ A queima dos combustíveis fósseis é a principal causa do aquecimento global. Para evitar a extinção em massa e o fim do mundo precisamos tomar medidas concretas e urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover ações de adaptação às mudanças climáticas, incluindo transição para energias renováveis e conservação das florestas.

EXTRAIR PETRÓLEO NA FOZ DO AMAZONAS É UM DUPLO RETROCESSO

🌱 Transição energética significa parar de produzir combustíveis fósseis e passar a priorizar fontes renováveis que não prejudiquem o meio ambiente. O Brasil possui grande potencial para liderar a transição energética, mas devemos liderar também a transição de pensamento e dizer ao mundo que não há mais cabimento para produzir e queimar combustíveis fósseis.

🪵 A Amazônia já foi muito devastada e está próximo ao ponto de não retorno, um estágio que não seria mais possível manter a cobertura vegetal suficiente para gerar chuva necessária para manutenção da própria floresta. A exploração na foz do Amazonas deve significar a deterioração da floresta.

🤯 Cada dano ao meio ambiente gera uma reação em cadeia impactando negativamente todas as vidas na terra. Sem a floresta não há chuva, não há água e não há alimento.

🌎 O mundo deve renunciar aos combustíveis fósseis pois a terra não aguenta mais.

#éclima #éclimadetransiçãoenergética #marsempetróleo


 

 

👑 Maria Bernadete Pacífico, ou apenas Mãe Bernadete, foi assassinada em casa, no Quilombo Pitanga dos Palmares, na ultima quinta (17/08/2023), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.

✊🏾 Seu filho Flávio Gabriel Pacifico dos Santos, conhecido por Binho do Quilombo, havia sido assassinado em 2017.

🤔 Os dois foram mortos por denunciar a violência e a invasão de terras na Bahia.

😡 Dados do relatório anual sobre violência no campo mostram que só em 2022 foram registrados 2.018 casos de conflitos no campo envolvendo 909,4 mil pessoas e mais de 80,1 milhões de hectares de terra em disputa em todo o território nacional.

✍🏽 Demarcação e titulação de terra são fundamentais para frear os conflitos no campo, especialmente em terras quilombolas e indígenas.

📣 Justiça por Mãe Bernadete!
📢 Titulação de terras já!

#éclimadejustiça #justiçapormãebernadete #quemmandoumatarmãebernadete #titulaçãodeterraquilombolas


 

 

🦜 Mais de 70% da população brasileira vive na Mata Atlântica. Praticamente toda a floresta foi destruída para dar lugar as maiores cidades do país. Hoje o bioma possui apenas 24% da área de floresta que tinha originalmente.

🥗 É também na Mata Atlântica onde se produz a maior parte dos alimentos que são consumidos pelos brasileiros.

⚠️ Embora seja o único bioma protegido por uma lei especial, a lei da Mata Atlântica, o bioma segue como o mais devastado do Brasil.

🌳 Conter o desmatamento já não basta, é preciso RESTAURAR! Vamos REFLORESTAR a Mata Atlântica em muitas mãos? 🌱

#éclima #éclimademataatlântica #reflorestar


 

 

✨ VIVA A AMAZÔNIA
Ontem, hoje e sempre

🌈 Celebramos o dia da Amazônia para alertar o Brasil e o mundo sobre a importância do bioma para o combate às mudanças climáticas.

🌱 A Amazônia que queremos é uma floresta exuberante e saudável, com seus povos e territórios demarcados, livres de agrotóxicos e do garimpo.

🌿Queremos uma Amazônia livre do petróleo e da ganância. Uma Amazônia que mande seus rios voadores para a Mata Atlântica, para o Cerrado, Pantanal e Pampas.

#éclima #éclimadeamazônia #SetembroAmazônico #AmazôniaQueQueremos #DiadaAmazônia


 

 

É preciso estar atenta e forte! 15 de setembro é o Dia Internacional da Democracia. A data é celebrada com o objetivo de promover e defender os princípios da democracia.

🏹 Neste momento acontece em Brasília a III Marcha das Mulheres Indígenas que traz o tema “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade Pelas Raízes Ancestrais”.

✊🏽 Não existe democracia consolidada, ela está sempre em movimento e sofrendo ataques de grupos de interesses autoritários.

🌱 Todo apoio às Mulheres Biomas que neste momento marcham para reflorestar os espaços de poder.

🐆 Seguimos em marcha, lutando, cantando e fazendo arte para criar uma cultura democrática e de enfrentamento à cultura escravista, racista, patriarcal e violenta que fundou esse país.

#éclima #éclimadeluta #3MarchadasMulheresIndígenas
#MulheresBiomas #democracia

 


 

 

OS RIOS TÊM O DIREITO DE EXISTIR – hoje é celebrado o #DiaInternacionalDosRios e também é um dos dias mais quentes da história do Brasil, provando que o aquecimento global e as mudanças climáticas são uma emergência!

Numa ação coletiva de artivismo, hoje mais de 20 rios de 11 estados levantam suas vozes em um manifesto pela sua existência:

Eu sou rio
Corpo de água
Corredeira sem fim
Encho e esvazio
Alago
Inundo a Terra de mim
Dou água
Desde a nascente até o mar
Tudo nasce assim
Sem meu corpo
Não há devir
Pela vida tenho direito de existir

Evocando a mitologia amazônica de Boiúna – cobra grande que vive no fundo dos rios e desperta em fúria quando se aborrece – mais de 30 coletivos fizeram intervenções de arte e ativismo na beira de rios ou no concreto que cobre esses fluxos de água.

Sem rio não tem água, nem equilíbrio climático, nem vida de nenhum tipo.

Viva todos os rios brasileiros e as cobras grandes que habitam suas profundezas!

#DiaInternacionalDosRios   #ManifestoPelosRios  #ÉClima

 


 

 

O planeta em febre e as cobras guardiãs das águas vão começar a aparecer… 🐍

🤒 “Febre” é uma referência ao aquecimento do planeta de 1,5°C acima da temperatura normal. Esse limite é o máximo que podemos alcançar, segundo cientistas e estudiosos para se evitar piores desastres e impactos sobre a vida na Terra e extinção de diversas espécies, incluindo a espécie humana.

🌡️ O aquecimento dos oceanos e rios também é um dos principais impactos quando falamos em aquecimento global. A água perde oxigênio e há risco de uma grande perda de espécies marítimas impactando a vida no planeta.

🥵 Essa semana teremos recordes de calor por todo o Brasil.

📈 De acordo com estudos do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima), já estamos em um cenário de colapso climático.

🌎 Enfrentaremos desastres ambientais irreversíveis se não desacelerarmos o consumo de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas no planeta, entre diversas outras ações humanas.

🌱 Será preciso uma transição cultural para criar um imaginário de coexistência, onde a humanidade perceba que também é natureza.

#éclima #éclimadefebre #alendadacobragrande #boiuna #diamundialdosrios #setembroamazonico


 

 

🏝️ São cinco principais Ilhas de Plástico nos oceanos, e a maior delas fica no Oceano Pacífico. Conhecida também como “sétimo continente”, essa ilha possui três vezes o tamanho da França.

🐢 Animais marinhos podem ficar presos em pedaços de plástico ou confundí-los com alimentos, levando-os à asfixia e à morte. Além disso, o plástico se decompõe em pequenos fragmentos chamados microplásticos, que são facilmente ingeridos pelos peixes. Estes microplásticos chegam até os seres humanos através do consumo de frutos do mar contaminados.

♻️ É necessário banir o plástico, e podemos começar adotando medidas como a redução da utilização dos plásticos de uso único, os chamados “descartáveis”, reciclar corretamente e participar de iniciativas de limpeza de praias e rios.

⌛ É urgente mudar! O PL 2524/2022, que está em tramitação no Senado, propõe soluções concretas para a poluição por plásticos. Apoie o #PLdoOceanoSemPlástico. Participe do movimento #PareOTsunamiDePlástico e assine já a petição pelo link na bio da @oceanabrasil e @labexperimentalorg

#éclima  #éclimadeoceanosemplástico  #pareotsunamedeplástico  #plasticocean


 

 

🏹 Ailton Krenak é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. “Uma sociedade que não tem novas configurações está fadada ao desaparecimento”, diz Krenak.

🐆 Seu reconhecimento é fundamental para a diversidade da cultura e pluralidade das narrativas na literatura brasileira.

📚 Mineiro, tem 60 anos, é escritor, filósofo, ativista e indígena do povo Krenak, localizado no município de Resplendor (MG). Escreveu entre outras obras Ideias Para adiar o Fim do Mundo, A Vida Não é Útil e Futuro Ancestral.

🌱 Os Krenak são os últimos Botocudos do Leste, vítimas de constantes massacres decretados como “guerras justas” pelo governo colonial. Hoje, vivem numa área reduzida, reconquistada com grandes dificuldades. Pertencem ao grupo linguístico Macro-Jê, falando uma língua denominada Borun.

O futuro é ancestral!

#éclima #ofuturoéancestral #éclimadeliteraturaindigena

 


 

 

❌ VETO_ Lula tem até sexta (20 de outubro de 2023) para vetar ou sancionar o Marco Temporal das Terras Indígenas.

⚖️ INCONSTITUCIONAL _ O STF já julgou a tese do Marco Temporal como inconstitucional, mas o Senado liderado pela bancada ruralista aprovou um projeto de lei baseado no marco temporal, agora ele segue para o presidente Lula que tem o poder de vetar todo projeto.

🤮 O Marco Temporal estabelece que somente serão reconhecidas como Terras Indígenas aquelas que estavam ocupadas por esses povos até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.
No entanto, essa medida ignora a realidade histórica e a luta constante dos povos indígenas pela demarcação de suas terras. Muitas comunidades foram expulsas de seus territórios tradicionais ao longo dos anos, seja por meio da violência, da exploração econômica desenfreada ou da pressão política.

🌳 Além disso, o veto ao Marco Temporal também contribuirá para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade, ou seja, para mitigar as mudanas climáticas. As terras indígenas desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na proteção dos recursos naturais, sendo essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico.

🌱 FUNDAMENTAL que o presidente Lula exerça seu poder de veto e se posicione a favor dos povos indígenas, da justiça social e da preservação ambiental. Essa decisão terá um impacto significativo na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

#éclima #éclimadefloresta #vetatudolulaPL2903 #marcotemporalnão


 

 

🌪️ É clima de eventos extremos. Esse mês o Rio Negro, em Manaus atingiu uma das piores secas da sua história.

🐬Outros rios na Amazônia passam pela destruição do ecossistema e pela morte de mais de 10% de seus botos rosas.

🐍 Enquanto isso, chuvas causam grandes alagamentos e até ameaça de rompimento de barragens no sul do Brasil.

📣Mais de 200 cidades no Brasil estão em situação de EMERGÊNCIA. Eventos extremos são consequência do aumento global da temperatura. A Febre que vem assolando o planeta tem causas: uso de combustíveis fósseis, desmatamento e consumo desenfreado de carne.

#éclima #éclimadeeventosextremos #manaus #amazônia


 

🥗 Reduzir o consumo de carne e aumentar o consumo de alimentos vegetais, são pequenas mudanças que geram impactos ENORMES na redução das emissões de CO2. Os GEE (gases de efeito estufa) geram o aquecimento global.

🍖 A carne é responsável por 57% dos gases de efeito estufa emitidos pelo Brasil, mostra estudo lançado pelo @observatoriodoclima e organizações parceiras.

🐂 Durante o processo de produção da carne brasileira, o desmatamento responde por 70,6% das emissões, seguido pelas emissões diretas do rebanho causadas pelo arroto do boi, que chegam a 29,2%.

🌱Comendo mais vegetais e menos carne, contribuímos para a diminuição da demanda por criação intensiva de animais e, consequentemente, na redução das emissões. Além disso ajuda a preservar os recursos naturais, como água e terra, utilizados em grande quantidade na produção de carne.

✨ Bora se comprometer com o futuro?

#éclima #éclimadecomermaisvegetais


 

 

Oi Juma 😍

🐆 A onça é um dos símbolos do Pantanal, assim como o Tuiuiú, pássaro de papo vermelho. O Pantanal está entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste e seus limites se estendem para Bolívia e Paraguai.

💦 O bioma possui uma das maiores áreas úmidas do mundo, com um ecossistema único e grande biodiversidade, que tem sido pressionado pela intensificação da seca, aumento da frequência de incêndios e o aumento das taxas de desmatamento nos últimos anos. Além de atuar como importante regulador climático, o Pantanal absorve carbono e ajuda a estabilizar o clima regional e global.

🌈 Agora temos uma nova chance para encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação do Pantanal Sul. Um Projeto de Lei está sendo preparado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e deve ser entregue ainda neste mês para a Assembleia Legislativa Estadual. É hora de todos os setores da sociedade se unirem e encontrarem um caminho de prosperidade para o a natureza e as pessoas que ali vivem e tiram seu sustento.

🌱 Preservar o Pantanal é contribuir para a saúde do meio ambiente, para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida das futuras gerações.

#éclima #éclimadepantanal


 

 

Apoiamos a resolução da ONU que pede um cessar-fogo imediato e total, o estabelecimento de um corredor humanitário para levar suprimentos para Gaza e a libertação de todos os reféns e civis detidos ilegalmente.⁣

É com muita tristeza que acompanhamos a evolução da guerra.

#cessarfogo #cessarfogoagora #ceasefire #ceasefirenow


 

 

O planeta está em febre 🥵

🌪️ Durante o El Niño, as águas superficiais do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal, causando alterações significativas nos padrões climáticos. Segundo o Bureau de Meteorologia Australiano, as condições de El Niño persistem até o outono de 2024, com o seu pico de intensidade ocorrendo entre dezembro e fevereiro. Enquanto isso, as emissões de CO2 não estão diminuindo como o combinado.

🤒 O aquecimento global é causado por gases de efeito estufa (GEE) que seguram o calor na atmosfera. A emissão de GEE cairão apenas 2% até 2030 no ritmo atual, segundo pesquisa da ONU. Taxa está bem longe da meta de 43% de redução necessária para cumprir Acordo de Paris.

🚨 Quando somamos El Niño + Efeito Estufa = muito calor, tempestades, queimadas em florestas e eventos extremos.

🌎 Precisamos nos adaptar. Isso inclui investir em infraestrutura, cuidar de áreas de vulnerabilidade socioambiental, promover a agroecologia, parar o uso de combustíveis fósseis, cessar os desmatamentos e o consumo desenfreado de carne. 🌱

#éclima #éclimadeadaptaçãoclimática #adaptaçãoclimática #pesquisafebre #elniño


 

 

Quem são os responsáveis?

📣 Os atuais compromissos climáticos dos países resultarão em uma redução de apenas 2% das emissões dos gases de efeito estufa até 2030 na comparação com 2019.

⏳ Pelo ritmo atual, o resultado está muito distante do corte de 43% recomendado pelos cientistas, advertiu a ONU (Organização das Nações Unidas) em um relatório divulgado na terça-feira dia 14 de novembro.

O novo informe é a síntese anual dos últimos compromissos de redução de emissões dos países, que são conhecidos como Contribuição Determinada a Nível Nacional (NDC, na sigla em inglês). Essas metas foram assumidas pelos 195 signatários do Acordo de Paris, em 2015.

#éclima #éclimaderesponsabilizar


 

 

⌛ 30 de novembro começa a COP28 e a mais importante, tendo em vista que 2023 foi o ano mais quente da história do planeta. A COP – Conferência das Nações Unidas – é um evento que reúne todos os países do mundo para discutir questões climáticas. A arena dos tomadores de decisões!

🌎 Países ricos são os que mais poluem, enquanto países pobres são os que mais sofrem com as mudanças climáticas. É importante que países ricos se comprometam a financiar adaptação da infraestrutura de países pobres para lidar com eventos extremos 🥵 O aquecimento global já é uma realidade e tem gerado cada vez mais eventos extremos, como a intensa situação de secas no norte e as fortes tempestades no sul do Brasil.

🚨 É URGENTE que todos os países se comprometam com o FIM IMEDIATO DA EXPLORAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS e invistam na transição energética para energias renováveis, eliminando progressivamente o uso de combustíveis fósseis como gás, carvão e petróleo. No Brasil, o destaque fica para a preservação da Amazônia e dos outros biomas.

🫱🏻‍🫲🏽A cooperação em transição ecológica entre os países da COP 28 é essencial para enfrentar os desafios das mudanças climáticas de forma eficaz. Somente através da colaboração e do trabalho conjunto, os países podem criar um futuro habitável para as gerações futuras.

#éclima #éclimadecompromissointernacional #cop28


 

 

A Braskem por anos perfurou o solo de Maceió atrás de minerais, e agora parte da cidade corre o risco de virar uma cratera gigante. Já são mais 60 mil pessoas desalojadas com a estrutura de suas casas comprometidas.

❌ No dia 5 de dez de 2023 o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) multou a petroquímica Braskem em mais de R$ 72 milhões pelos danos ambientais e pelo risco de colapso da mina 18, na região do Mutange, em Maceió. A empresa também foi autuada por omissão de informações sobre a situação da mina.

🔎 Só que em junho deste ano, a empresa já havia feito um acordo com a prefeitura do município alagoano que garantia à cidade a indenização de R$ 1,7 bilhão de ressarcimento em razão de afundamento do solo de bairros da cidade.

🤦🏾 Além disso, a Braskem está injetando areia para cobrir as crateras, e a areia está sendo retirada de uma área de proteção ambiental. Outro crime sendo cometido.

⚖️ Será que a Braskem vai parar de cometer crimes? Vai pagar pelos crimes cometidos?

#éclima #éclimaderesponsabilizaroscriminosos #crimeambiental


 

 

🔥 Vem ai o Leilão do Fim do Mundo!

🤦🏾‍♀️A participação do Brasil na COP 28 foi marcada por um discurso sobre preservação e diminuição de combustíveis fósseis, enquanto, na prática, estamos assim:

👉 Leilão do Fim do Mundo da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) que irá disponibilizar 603 blocos para exploração de petróleo e gás, trazendo grande impactos a unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas. Tem potencial para emitir 1 bilhão de toneladas de carbono equivalente na atmosfera, o que corresponde a 43,5% das emissões atuais do país, segundo estudo publicado pelo Instituto Internacional Arayara.

👉 Aliança com a Opep+, um grupo expandido do bloco dos maiores produtores de petróleo do mundo.

👉 Aprovação na Câmara dos Deputados da “agenda verde”, um projeto de lei que regulamenta as usinas eólicas em alto-mar, trazendo incentivos à contratação de usinas termelétricas a carvão mineral, combustível considerado como um dos mais poluentes do mundo.

👉 Ganhador do “prêmio” negativo Fóssil do Dia, concedido na COP 28 à pior atuação climática diária.

⌛ Precisamos urgentemente aproximar o discurso da prática.

🌱 Agir é o nosso grande desafio!!

#éclima #chegadecarvao #chegadepetroleo #éclimadeenergialimpaerenovavel #cop28


 

 

🆘 A emergência climática nos alerta para uma luta coletiva:
Floresta Viva, Humanidade presente!

🌳 Os sonhos vivos de Chico Mendes ecoam mundo afora, mesmo após 35 anos do seu assassinato. Cada vez mais atuais e necessárias, as palavras do líder seringueiro seguem nos inspirando para continuar a sua luta em defesa da floresta, da Amazônia e da humanidade.

✊🏽 “O problema da destruição das nossas florestas não afetam só o povo brasileiro mas, sim, os povos de todo o planeta”, já nos dizia o grande mestre.

🌱 Para isso, Chico nos deixou importantes legados, como a Aliança dos Povos da Floresta, as Reservas Extrativistas, e a esperança de uma Revolução protagonizas pela juventude do presente e dos tempos futuros.

🌿A Semana Chico Mendes 35 Anos – Empate de Retomada, que vai de 15 a 22 Dezembro é um momento de união de esforços num grande empate contra a devastação dos nossos territórios, da nossa biodiversidade e das nossas conquistas! É tempo de retomada dos direitos negados historicamente, numa tentativa de apagar e invisibilizar nossas culturas e ancestralidades.

É tempo de retomada, é tempo de empate… é tempo de Empate de Retomada! ✨

#ChicoMendes35Anos #EmpatedeRetomada #ChicoMendesVive
#éclima #éclimadehonrareprotegerosdefensores