Pular para o conteúdo

Contato improvisação e TaiChiChuan

Ter

Terça, 17:30 às 18:45

Formato

Presencial

Virtual

Foto Conrado Lessa

Contato improvisação e TaiChiChuan

 

A proposta é reconhecer alguns pontos comuns entre essas duas práticas corporais, o TaiChiChuan  e o contato improvisação. O que interessa é a pesquisa do movimento corporal e o treinamento da escuta para a improvisação.
A experiência de degustar o treinamento milenar do TaiChiChuan  nos traz a chance de perceber com maior grau de prontidão a construção de uma base sólida e tranquila diminuindo as expectativas acerca de como nos movemos na dança em contato.
Foto Conrado Lessa

Primeiro Compasso, Tânia Murakami.  

Faremos treinos de energia vital através das práticas de TaiChiChuan taoísta onde os opostos movimento/não-movimento, movimento/serenidade, visível/invisível, o yin e o yang se complementam, gerando uma Unidade. E com seu olhar taoísta e reflexões, citará alguns pontos básicos que podem colaborar no Contato Improvisação.

Segundo Compasso, Mariana Taques

Neste momento do encontro teremos como foco a dualidade entre a queda e o carregamento (troca de peso); peso denso e peso leve; a entrada e a saída da relação em contato envolvendo alinhamentos ósseos e direcionamento muscular. A ideia é destrinchar algumas coreografias usais do contato improvisação e assumir o pensamento coreográfico que insiste represar-se no imaginário e na prática da dança do contato improvisação.

 

O contato improvisação: 

Pode ser uma forma de dança contemporânea onde as âncoras se fixam no exercício da autonomia, da valorização dos movimentos simples e na integração do corpo em diálogo com o ambiente interno e externo.

 

 

 

Inscrição aqui!

Ou pelo Whatsapp: 11 99315-9338

 

 

Quem somos?

 

Mariana Taquesgraduada em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Maringá e Formada em Humor pela Sp Escola de Teatro. Sua trajetória de pesquisa na dança tem como foco a improvisação em contato e o trânsito entre outras linguagens, como o parkour, a performance e a máscara do palhaço. Trabalha com coletivos independentes em parcerias nacionais e internacionais. Integra o Núcleo Improvisação em Contato. Ministrou oficinas de improvisação em dança em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, França e Chile.

 

Para saber mais

 

Tânia Murakami despertou no TaiChi na mesma época em que frequentava a faculdade de música (FASM). Ouviu dizer que era bom para o músico fazer TaiChi. Foi praticando, até que, 10 anos depois (1999) conheceu o taichichuan taoísta através do TaiChiPaiLin, e se identificou completamente. É professora na Associação TaiChiPaiLin e no Condô Cultural. Atua como musicista e compositora (flauta-piano)e professora (piano).  Participou da trilha de Zeca Baleiro no espetáculo de dança ” O Cubo”.  Já gravou com Maurício Pereira e Tonho Penhasco.  Hoje toca com Silvan Galvão, Marcelo Nakamura,  na “Orquestra Magnífica de Musicas do Mundo”,  companhia de dança Yandêtranspará e com o duo Raízes do Japão.

 

Para saber mais TaiChi PaiLin em TaiChi JarDim (Tânia Murakami-Caren L. Harayama/”En-Laços do Destino”)