Pular para o conteúdo

Contato improvisação e TaiChiChuan

27.04

Sáb

09:30 às 12:30

Formato

Presencial

Foto Conrado Lessa

Contato improvisação e TaiChiChuan

 

A proposta é reconhecer alguns pontos comuns entre essas duas práticas corporais, o TaiChiChuan  e o contato improvisação. O que interessa é a pesquisa do movimento corporal e o treinamento da escuta para a improvisação.
A experiência de degustar o treinamento milenar do TaiChiChuan  nos traz a chance de perceber com maior grau de prontidão a construção de uma base sólida e tranquila diminuindo as expectativas acerca de como nos movemos na dança em contato.
Foto Conrado Lessa

Primeiro Compasso, Tânia Murakami.  

9:30 às 10:50 

Faremos treinos de energia vital através das práticas de TaiChiChuan taoísta onde os opostos movimento/não-movimento, movimento/serenidade, visível/invisível, o yin e o yang se complementam, gerando uma Unidade. E com seu olhar taoísta e reflexões, citará alguns pontos básicos que podem colaborar no Contato Improvisação.

Segundo Compasso, Mariana Taques

11:10h às 12:30

Neste momento do encontro teremos como foco a dualidade entre a queda e o carregamento (troca de peso); peso denso e peso leve; a entrada e a saída da relação em contato envolvendo alinhamentos ósseos e direcionamento muscular. A ideia é destrinchar algumas coreografias usais do contato improvisação e assumir o pensamento coreográfico que insiste represar-se no imaginário e na prática da dança do contato improvisação.

 

O contato improvisação: 

Pode ser uma forma de dança contemporânea onde as âncoras se fixam no exercício da autonomia, da valorização dos movimentos simples e na integração do corpo em diálogo com o ambiente interno e externo.

 

Informações:

🔸Data: Sábado, dia 27/04 de 9:30h às 12:30h.
🔸Local: Condô Cultural –  Rua Mundo Novo, 342 Vila Anglo Brasileira – São Paulo – SP, Brasil
🔸Investimento:   R$ 130

 

Inscrição aqui!

 

 

Quem somos?

 

Mariana Taquesgraduada em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Maringá e Formada em Humor pela Sp Escola de Teatro. Sua trajetória de pesquisa na dança tem como foco a improvisação em contato e o trânsito entre outras linguagens, como o parkour, a performance e a máscara do palhaço. Trabalha com coletivos independentes em parcerias nacionais e internacionais. Integra o Núcleo Improvisação em Contato. Ministrou oficinas de improvisação em dança em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, França e Chile.

 

Para saber mais

 

Tânia Murakami despertou no TaiChi na mesma época em que frequentava a faculdade de música (FASM). Ouviu dizer que era bom para o músico fazer TaiChi. Foi praticando, até que, 10 anos depois (1999) conheceu o taichichuan taoísta através do TaiChiPaiLin, e se identificou completamente. É professora na Associação TaiChiPaiLin e no Condô Cultural. Atua como musicista e compositora (flauta-piano)e professora (piano).  Participou da trilha de Zeca Baleiro no espetáculo de dança ” O Cubo”.  Já gravou com Maurício Pereira e Tonho Penhasco.  Hoje toca com Silvan Galvão, Marcelo Nakamura,  na “Orquestra Magnífica de Musicas do Mundo”,  companhia de dança Yandêtranspará e com o duo Raízes do Japão.

 

Para saber mais TaiChi PaiLin em TaiChi JarDim (Tânia Murakami-Caren L. Harayama/”En-Laços do Destino”)