Pular para o conteúdo

Ateliê de Gravura

Ter

Qua

Terça, 09:30 às 12:30
Quarta, 18:00 às 21:00

Formato

Presencial

Ateliê Cleiri Cardoso

Cursos/Oficinas/Acompanhamento de Projetos

Em uma das salas do Condô fica o ateliê onde Cleiri Cardoso faz seus trabalhos e em alguns dias da semana abre o espaço para interessados em praticar processos gráficos com seu acompanhamento.

Este espaço é pensado como um lugar de orientação técnica, compartilhamento de processos e prática artística, sem tempo determinado de duração.

Os encontros contemplam aulas expositivas e prática de ateliê.

São turmas pequenas com acompanhamento individual. Também é possível aulas particulares.

 

Ateliê Cleiri Cardoso

A quem se destina

Pessoas interessadas em começar a trabalhar com gravura, aprender ou aprimorar processos gráficos e para quem quer acompanhamento e orientação para desenvolver projetos.

 

Xilogravura

Aulas: terças-feiras das 09h:30 às 12h:30

Neste grupo é trabalhado a xilogravura e outros processos da gravura em relevo (linóleogravura, carimbo, etc). Os tópicos abordados são: tipos de matrizes, desenho e outras possibilidades de base para gravação, gravação ou entalhe das matrizes, impressão manual e mecânica, materiais envolvidos (ferramentas, tintas e aditivos, papéis, materiais de limpeza, etc.), uso seguro dos materiais, manutenção e sustentabilidade no ateliê de gravura.

Parte do material é oferecido pelo ateliê (material de limpeza, tinta para provas, ferramentas, papéis simples) e parte é providenciada pelo participante (matrizes, tintas para tiragem, papéis).

 

Ateliê Cleiri Cardoso

Gravura em Metal

Aulas: quartas-feiras das 18h às 21h

Encontros semanais para a prática e estudo dos processos diretos (ponta-seca, buril, maneira negra, roleta) e indiretos (água-forte e água-tinta) da gravura em metal, com ênfase nas possibilidades de redução da toxicidade no ateliê de gravura. A dinâmica dos encontros consiste na apresentação destes processos servindo de base para que cada participante desenvolva seus trabalhos conforme seus interesses.

Parte do material é oferecido pelo ateliê (material de limpeza, tinta para provas, ferramentas) e parte é providenciada pelo participante (matrizes, tintas para tiragem, papéis).

 

Ateliê Cleiri Cardoso

Para saber mais entre em contato pelo WhatsApp (11) 97232-7096 ou [email protected]

 

Investimento Mensal

1x por semana (04 aulas)

Público Geral: R$ 480,00

Para pessoas Associadas ao Condô: R$ 400,00

(valor de cada curso)

equipe

Cleiri Cardoso

Artista visual e professora com licenciatura em artes plásticas pela FAP/PR e mestrado em poéticas visuais pela ECA/USP. Trabalha com gravura e meios de reprodução de imagens a mais de vinte anos. Seu trabalho como artista tem eixo nos processos gráficos e suas aproximações com a fotografia e com o vídeo. Se interessa desde os processos primeiros da gravura como a xilogravura, a gravura em metal, a litografia e a tipografia, até os meios mais recentes ou aqueles que surgem como adequações/derivações destes como o estêncil, a gumprint, a fotogravura, os carimbos, a lito de cozinha, e as matrizes em embalagens cartonadas ou superfícies plásticas.
Simultaneamente ao seu trabalho artístico, desde 2006 ministra cursos e oficinas de diversos processos gráficos em ateliês livres, principalmente em unidades do SescSp, oficinas culturais do estado e no seu ateliê.

@cleiricardoso
www.cleiricardoso.wordpress.com