Pular para o conteúdo

Rita Cavassana

Artista, Educadora e Psicanalista. Iniciou seus estudos nas artes quando criança e desde então se dedica a estudar e experimentar diversas linguagens artísticas, compreende a arte como um território de diálogo com outros campos como a educação, psicanálise e questões sociais.
Doutoranda em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Subjetividade, Mestra em Arte Cênicas (UFRN), Especialista em arte educação (USP), Bacharela em Comunicação em Artes do Corpo na PUC-SP e Técnico em Teatro pela FASCS.
Como Educadora: ministrou ateliês de iniciação artística nos programas da Fábrica de Cultura, em unidades do SESC São Paulo, foi artista orientadora Programa Vocacional, arte educadora da secretaria de cultura de Guarulhos, trabalhou em APAES como arte educadora em programas do governo do estado de São Paulo, oficineira na Capitania das Artes na cidade de Natal-RN, no SESC Pernambuco e professora de dança e jogos teatrais no Pronatec da Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Em 2015 em uma residência com o artista Vicente Martos no condomínio cultural, criou o Laboratório de Performance para/com Crianças, que cria experimentação artísticas e performances para e com crianças, no repertório: PenerAreia (2017), Caça Palavra (2018), Marecife: homenagem ao mar (2019).
Atua em clínica psicanalítica particular com atendimento de todas as idades. E com arte terapia para crianças e adolescentes, a partir da integração de diversas linguagens artísticas.
Realiza o Ateliê de Artes Integradas que é uma extensão para pensar a escuta clinica de maneira coletiva com crianças e adolescentes, visando a experimentação artística, a socialização e a inserção dessas faixas etárias para além do ambiente escolar, com atenção especial para a importância da construção do laço social nessas faixas etárias.

Site

@ritacavassana