você tem fome de quê?

sábados das 13h às 14h

Programa de entrevistas e entretenimento que conversa com figuras ligadas ao mundo da alimentação, educação e cultura, recheado com músicas, crônicas e outros elementos. Essa primeira temporada do programa conta com a parceria do Projeto Comida e Cultura e do Estúdio escotilha.

Ariela Doctors: apresentação e conteúdo.

Daniel Doc: edição e áudio.

Caio Caseiro: locução.

comidaecultura.com

@projetocomidaecultura

@arieladoc

@caiocaseiro

@docdoctors

você tem fome de quê #01 mônica passarinho

19/09/2020

Pela primeira vez na história da humanidade, estamos passando por um momento totalitário. Em todas as partes do globo, confinados, amedrontados e inseguros. Por isso, convidamos a todes a pensar sobre isso. Finalmente conseguiremos ser todos um, só que no plural? Será que podemos pensar num todo único, respeitando todas as diversidades? Hoje quem conversa é Mônica Passarinho.

Patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe- Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds

Amante da vida e inspirada pelos fenômenos da Natureza, Mônica Passarinho é bióloga, permacultora, facilitadora de processos em grupos baseado em uma visão integral do ser humano e na gestão participativa, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Foi responsável pelo Toca Experiências/Fazenda da Toca, onde atuou no universo da regeneração, tendo a oportunidade de mediar reflexões entre grandes nomes como Fritjof Capra, Marsha Hanzi, Peo (Maria Amélia), Miguel Altieri, Bela Gil, Rita Mendonça. Além disso, é uma das responsáveis pela criação da Abordagem Educativa da Escola da Toca – Instituto Toca, onde fomentou a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação para Transição. Entre seus estudos e formação está a Certificação Meta Integral, Sociocracia e a Formação de Consultores e Líderes Facilitadores com base Antroposófica pela Adigo.

@monica_passarinho

“Patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds

EPISÓDIOS

você tem fome de quê? #08

A convidada da semana é Roberta Sudbrack a primeira chef de cozinha na história dos quase cinquenta anos do Palácio do Alvorada. Autodidata, suas receitas revelam um senso de brasilidade. O tema da conversa é menos é mais!

você tem fome de quê? #07

Os convidados são João Rockett e Tatiana Caçavana, coordenadores do Instituto de Permacultura da pampa Instituto Rama. Conversa sobre viver no campo, autonomia, liberdade, PIB e muito mais!

você tem fome de quê? #06

A convidada Elaine de Azevedo conversa sobre cadeias alimentares, modos de produção alimentar, vegetarianismo, veganismo, escolhas e desejos.

você tem fome de quê? #05

Sistemas alimentares e econômicos, Ordem e Desobediência, Pessimismo e Otimismo, Sonhos possíveis e ideias impossíveis!
Convidada Nurit Bensusan

você tem fome de quê? #04

Os bastidores da produção dos alimentos, gastronomia e sistemas alimentares sustentáveis.
Convidada Ailin aleixo

você tem fome de quê? #01

Finalmente conseguiremos ser todos um, só que no plural? Será que podemos pensar num todo único, respeitando todas as diversidades?
Convidada Mônica Passarinho.