encontro programado

Uma série de encontros sobre tecnologia, comunicação, cultura e comunidade. Um espaço para troca de conhecimentos e saberes sobre transmissão audiovisual, tecnologias livres, comunicação comunitária, etc.

Equipe: Géssica Arjona, Kako Guirado, Maurício Schneider, Max Huszar e Ulli Nalin.

@gessicaarjona @mausch8 @maxhuszar @tatuvagem

encontro programado #02

16/10/2020

Encontro programado – transmissão radiofônica e rádios comunitárias. A construção de uma rádio comunitária é um desafio que nos propusemos no aniversário de 10 anos do Condô Cultural. A criação de uma plataforma para a produção e difusão de conteúdos, concebida e executada com tecnologias livres, em nossa própria página. Ainda temos muito para aprender nessa jornada, e por isso nos propusemos a encontrar com quem já tem experiência em comunicação comunitária.

Convidada: Rádio Heliópolis 87.5 FM – Criada e dirigida pela UNAS – União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, é uma emissora comunitária sem fins lucrativos. A equipe da Rádio Heliópolis (locutores, técnicos, coordenadores e colaboradores) é formada por aproximadamente 30 voluntários, moradores ou não da comunidade.

Além do entretenimento eclético (vide “Programação”), tem como objetivo disponibilizar informações de relevância aos ouvintes (entrevistas com profissionais de diversas áreas, notícias, dicas, etc.); promover a cidadania (trocas de informações, denúncias, bate papos sobre conscientização cidadã, manutenção e conservação de áreas públicas e privadas, etc.) e a busca da melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da comunidade (divulgação de projetos sociais, anuncios de empregos e oportunidades, cursos, etc.).

“Patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds

EPISÓDIOS

encontro programado #04

Vamos conversar com Anápuáka Muniz Tupinambá, fundador da primeiro rádio indígena do país. A Rádio Yandê é um Ponto de Mídia Livre que iniciou seu streaming no dia 11 de Novembro de 2013.

encontro programado #03

Rádio Xakriabá 87.9 – Comunicação e Cultura, inaugurada no dia 24 de janeiro de 2015. A juventude exerce um papel fundamental na rádio, sendo responsável por realizar a maior parte da programação.

encontro programado #02

Encontro virtual com a rádio comunitária Heliópolis 87.5 FM. Partilhamento de experiências e troca de saberes.

encontro programado #01

Programa de streaming OBS, possíveis aplicabilidades do software e desafios das transmissões pela internet. Conversa entre Aratan Brasil, Thomas Huszar e a equipe do Condô Cultural.