Laboratório – Atuar: dois olhares em perspectiva
Não siga a pegada dos antigos,
procure o que eles procuraram.
(provérbio japonês)
O Laboratório Atuar: dois olhares em perspectiva é composto por dois módulos: A Vida do Espírito Humano – a partir de C. Stanislavski e A Musculatura da Imaginação – a partir de V. Meierhold.
Constantin Stanislavski e Vsevolod Meierhold, artistas da cena moderna e da primeira vanguarda russa, deram início às grandes transformações do fazer teatral no início do século XX, criando espaços de investigação, os Estúdios, onde conduziam suas práticas criativas, observavam e sistematizavam os meios de expressão e composição do ator e da cena, deslocando o eixo da prática cênica, que passa a girar sobre o processo e não mais (ou apenas) sobre o produto.
As relações de filiação artística entre os dois artistas russos não decorrem apenas da aproximação direta entre mestre – Stanislavski – e discípulo – Meierhold – mas, antes, do reconhecimento comum da complexidade da linguagem cênica e da necessidade de confrontar seus meios técnicos, poéticos, éticos e estéticos, tomando a ação do ator como um centro irradiador da experiência cênica.
Ambos enfrentaram praticamente essa questão através de um fazer e refazer contínuo – o que é, por sua vez, indissociável da materialidade do próprio ofício, demonstrando que não existe Arte sem Artesania (SENETT). Porém, cada um deles construiu uma abordagem poética-ética-técnica–estética singular, que se organizou através de um sistema de atuação, no caso do ator e pedagogo Constantin Stanislavski; e de um sistema de composição cênica, no caso do encenador e pedagogo V. Meierhold.
O Laboratório Atuar: dois olhares em perspectiva investiga de forma prática um material dramatúrgico único, prospectado em duas materialidades distintas: a vida do espírito e a musculatura da imaginação. Tal recorte traduz a perspectiva da diretora e pedagoga teatral maria thaís – alicerçada na observação e prática da tradição russa e na sua trajetória como artista e pedagoga – sobre as aproximações e diferenças de abordagens dos dois encenadores-pedagogos .
Propõe-se menos a uma busca por “traduzir” o cânone da escola russa – e sim colocar as proposições de Stanislavski e Meierhold em perspectiva. Ou seja, ler o texto, a partir das ferramentas criadas pelos dois artistas russos, em confluência com a concretude de “onde os pés pisam”, com os princípios éticos-poéticos pluriepistêmicos que atuam e se expressam no corpo-vida dos atuantes.
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A Vida do Espírito Humano – a partir de C. Stanislavski (1º módulo)
Período: 03 a 08 de fevereiro de 2025 (segunda a sábado)
Horário: 9h – 13h
Local: Condô Cultural – Rua Mundo Novo, 342 – Vila Anglo Brasileira, São Paulo – SP 05.028-030
Valor: R$ 900,00
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A Musculatura da Imaginação – a partir de V. Meierhold (2º módulo)
Período: 17 a 22 de fevereiro de 2025 (segunda a sábado)
Horário: 9h – 13h
Local: Condô Cultural – Rua Mundo Novo, 342 – Vila Anglo Brasileira, São Paulo – SP 05.028-030
Valor: R$ 900,00
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Valor com desconto para os dois módulos: R$ 1.600,00
Bolsistas: serão selecionadas 03 participantes com bolsa integral
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Para quem?
Pessoas interessadas e/ou com algum grau de experiência das linguagens cênicas. O laboratório, para além da carga horária prevista, necessita de estudo e preparação – individual e coletiva – e é essencialmente prático, voltado para aqueles que são curiosos e estão implicados em desenvolver processos criativos e pedagógicos da cena.
* Não é possível participar como ouvinte, sob nenhuma circunstância.
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Das vagas e seleção
Número de Vagas: 22
Terão precedência os participantes inscritos nos dois módulos. O processo seletivo priorizará a formação de um coletivo diverso – em termos de idade, formação, experiência, etnia, gênero, raça, origem e vivência.
No ato de confirmação da inscrição, será enviado aos participantes o material bibliográfico e dramatúrgico a ser utilizado no laboratório.
Data de confirmação de participação: 27.11.2024
Para se inscrever, preencha o formulário e anexe nos campos indicados seu currículo, carta de interesse e, se for o caso, solicitação de bolsa.
Inscreva-se aqui!
Vagas afirmativas
03 bolsas 100% integrais
Para pleitear, selecione a opção no formulário
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Do pagamento
Em até três vezes via PIX:
1.ª parcela na confirmação da inscrição
2.ª parcela – até 30 de dezembro
3.ª parcela – até 30 de janeiro
À vista: na confirmação da inscrição com desconto de 5%
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Referências
Os vídeos a seguir são material de referência imagética (não há legendas), para alimentar a imaginação e repertório dos curiosos que se interessarem em explorá-los.
STANISLAVSKI
Гениальный мастер русского театра 1938
https://www.youtube.com/watch?v=nj6pdhqMX3Y
https://www.youtube.com/watch?v=5vbHe6x-JoE
https://www.youtube.com/watch?v=dCUuYKKdPxU
https://www.youtube.com/watch?v=5zjC_LOpCCc
Великие имена России. Станиславский (1981)
MEIERHOLD
Мастер и Зинаида. Мейерхольд и Райх
Музей-квартира выдающегося режиссёра Всеволода Мейерхольда, расстрелянного в 1939 году
https://www.youtube.com/watch?v=zERFIrr4mfE
Лекция Ирины Сироткиной «Мейерхольд — Станиславский — Дункан»
Дело N. Всеволод Мейерхольд: трагическая развязка
Упражнения по биомеханике Всеволода Мейерхольда
equipe
maria thaís
Atua no campo das artes da cena, como pedagoga teatral, diretora e pesquisadora. Professora Senior da Universidade de São Paulo - USP.
No Museu Paulista - USP desenvolveu de 2020 a 2023 o projeto A Cena como quimera. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas e professora-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) de 2003 a 2019. Atuou ainda, de 1993 a 2002, como professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Autora de vários artigos sobre pedagogia teatral e arte do ator, além dos livros: Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold, Editora Perspectiva, SP, 2010; e, junto com Álvaro Machado, organiza o livro Balagan - Cia de Teatro (Balagan, 2015).
Em maio/junho de 2024, coordena a residência artística como diretora e pedagoga teatral no LeLabo (Lousane –Suiça) e no Centro Amazone (Sicília), com o projeto Aprendere il mondo, que envolve artistas brasileiros, africanos, suíços e sicilianos. Em 2022/23 dirige o espetáculo amazonias – ver a mata que te vê – resultado do projeto artístico-pedagógico desenvolvido no Sesc Pinheiros sob sua coordenação produzido pelo Sesc SP.
Com Yghor Boy, dirigiu o documentário Territórios de Resistência – Narrativas em Disputa, Florestanias, Sertanias, Ribeirias e o video-clip Paratodos (2021).
Entre setembro de 2020 e maio de 2021 coordenou no CPT – Centro de Pesquisa Teatral - Sesc – São Paulo a residência artística Vagamundos – um laboratório cênico, com a participação de 48 artistas.
Fundadora da Cia Balagan (1999) e dirigiu os espetáculos: Pentesiléia - treinamento para a batalha final (2017-), Cabras - cabeças que voam, cabeças que rolam (2016-18) Recusa (2012/16), Prometheus – a tragédia do fogo (2011/2015), Západ – A Tragédia do Poder (2006/07), Tauromaquia (2004/06), A Besta na Lua (2003/04), Sacromaquia (2000/01). Dirigiu ainda: As Cadelas (1996/97), A Serpente (1995), Os Cegos (1994), entre outros.
Em 2004 encenou com a Cia. Ismael Ivo (produção da Haus der Kulturen der Welt) o espetáculo Olhos d’Água, Berlim/Alemanha, e o espetáculo Dorotéia – um estudo (2004), de Nelson Rodrigues, no Festival Intercity São Paulo/2004, em Firenze/Itália.
Colaborou (entre 1999 a 2006), como diretora-pedagoga, com a Moscow Theatre – Scholl of Dramatic Art, Moscou/Rússia, dirigida por Anatoli Vassiliev.
Entre as inúmeras atividades artístico-pedagógicas destacam-se:
- Curadora pedagógica com Adriana Cruz, da Bienal das Amazônias 2023;
- Professora e orientadora do Curso de Gestão e Políticas Culturais do Itaú Cultural (2018-2022);
- Artista pesquisadora no Centro Amazone (Palermo-Itália), em 2019;
Professora visitante na Paris 8-Sorbonne (Paris-França), em 2014 e na ARTA-Association de Recherche des Traditions de l'Acteur (Cartucherie, Paris, França), em 2014 e 2016;
- Coordenadora do Núcleo Experimental de Teatro, do Sesi (2010/12);
- Curadora do ECUM – Encontro Internacional de Artes Cênicas e do Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas (Pedagogia Russa/2010 programa com o Workcenter J.Grotowski e Thomas Richards/2011);
- Consultora Pedagógica da SP Escola de Teatro (2010);
- Responsável pela concepção, implantação e coordenação do projeto Escola Livre de Teatro, do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Santo André (1990/92).
- Ministra oficinas e cursos em vários estados do Brasil e em países como a Itália, Colômbia, Rússia, França, Suíça, entre outros.