Nos dias 3 e 4 de agosto o Condomínio Cultural (São Paulo/SP) vai hospedar o Cob Weekend: curso de final de semana voltado para a aprendizagem básica do cob, a maravilhosa arte de construção natural. Com viés prático e teórico, a obra do curso será um banco circular (desenhos e detalhes em breve nas postagens do evento) no quintal ensolarado da Vila Anglo.

O cob é uma mistura de três elementos naturais (areia, argila e palha) que é utilizada para a construção de diversos tipos de estruturas: casas, bancos, fornos, esculturas, anexos e o que mais a imaginação humana quiser. É uma técnica milenar que se perdeu no processo de modernização e vem sendo resgatada nos últimos anos por artistas e arquitetxs naturais.

O curso é de interesse de todas as pessoas que queiram ter a autonomia de saber criar estruturas fortes e artísticas com o material que sempre esteve mais disponível para a humanidade: a terra. Mesmo em uma cidade como São Paulo, encontramos muita terra que é removida e rejeitada por não ter composição padronizada pela indústria.

Programação do curso:

Dia 03 (sábado)
14h: Aula prática e teórica (mistura e aplicação do cob)
17h: Encerramento e café da tarde

Dia 04 (domingo)
14h: Aula prática (reboco, acabamentos e detalhes artísticos)
17h: Encerramento e café da tarde

Mais detalhes:

– Turma de no máximo 6 pessoas
– Vir com roupa confortável e que possa sujar
– Pedimos que tragam lanche para dividirmos no final da tarde (não-obrigatório)
– O livro “O Manual dos Construtores de Cob” estará disponível para venda com desconto para a turma!

Instrutora:
Melissa Webster – Designer gráfica e da terra. Entrou no mundo do cob em 2013 através do Instituto Arca Verde (RS), ficando encantada ao ver a terra como uma construção forte e artística. Traduziu e autopublicou o livro O Manual dos Construtores de Cob, estudo que serviu de base para criar e trabalhar em diversas obras pelo Brasil. É integrante do coletivo Moçabarro, onde tem ministrado cursos de cob com muita satisfação em ensinar. Mais infos em: @imagicob (instagram)

Investimento:
R$300 – pagamento de 50% do valor no ato da inscrição e o restante no dia do curso
(há possibilidade de abrir vaga social dependendo do número de pagantes, interessadxs entrar em contato pelo número abaixo)

Para inscrições, entrar em contato na página do Condomínio Cultural ou pelo WhatsApp +11 994 047 629 (Melissa).