Pular para o conteúdo

Casa Aberta 2022

11.12

Dom

09:00 às 21:00

Formato

Presencial

Capa caderno – Artes de diferentes artistas associados ao Condô

CASA ABERTA 2022

Nós, passarinho

 

Condô reabre a casa em dezembro para celebrar a vida

 

Após três anos sem um grande evento público, o Condô Cultural anuncia Casa Aberta para festejar a alegria, a natureza e a liberdade com um dia inteiro de atividades

 

 

 

Poeminha do Contra – Mario Quintana  

 

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão…

Eu passarinho!

 

 

 

No dia 11 de dezembro de 2022 (domingo), abrimos nossas portas ao público com uma intensa programação de atividades artísticas, sociais e ambientais para todas as idades. O evento acontecerá das 9h às 21h e é totalmente gratuito, com sugestões de contribuição.

O espaço sede da Associação Cultural, que funciona como um centro de convivência e diálogo, com ateliês de artistas e vivências de cunho cultural, ficou de portas fechadas para grandes ações criativas durante três anos em função da pandemia. Após este período de profundo luto e lutas políticas em prol da cultura, educação e meio ambiente, a casa reabre com clima de celebração e esperança com o tema “Nós, passarinho”. Ao pensar sobre o que a Casa Aberta deste ano deveria expressar, o sentimento em comum foi rapidamente mapeado entre as pessoas associadas ao Condô. “Queríamos algo que representasse a força da esperança, da gentileza, do coletivo, a força da luta que travamos nesses últimos anos no Brasil”, diz Géssica Arjona, diretora do Condô Cultural. Desta conversa, veio o “Nós, passarinho”, simbolizando a força brincalhona da vida e da natureza diante das regras duras ditadas por uma sociedade adoecida pelo sistema econômico.

Durante o evento, nove dos quinze ateliês do Condô estarão abertos para visitação, além dos espaços comuns e do vasto quintal. A programação contará com exposição, sessões de Eutonia, Café Caipira, atividades ambientais para crianças, espetáculo de palhaçaria, show ao vivo, projeção de filmes, dentre outras atividades. 

 

 

 

 

9h às 10h – Tai Chi (TaiChi PaiLin)

Prática milenar
Lenta, circular
Retorno ao natural
À vida
O Céu desce,
A Terra sobe
Mente serena
Os nervos do corpo todo relaxam
Força interna surge
Que cura
Que brota
A energia primaveril!

Tânia Murakami
Pratica TaiChiPaiLin desde 1999 mas despertou à prática do TaiChi desde 89.
Musicista também, tem o TaiChi como prática fundamental aos seus estudos e criatividades.

Faça uma contribuição livre no dia da prática para a orientadora. 

 

10h às 13h – Hipnose

O que você sente quando ouve falar de Hipnose?
Se vem um frio na barriga seguida de “Oba!”, tá tudo certo: você sabe do que se trata.
Por outro lado, se vierem: medo, indiferença, preocupação, ou qualquer outra coisa nesse território, convidamos você para trocar uma ideia com Alexandre Roit. Bora esclarecer isso?!

 

10h às 14h – Eutonia

Sessões experimentais com Luiz Renato Ferreira. Conheça mais sobre as aulas semanais e sessões individuais nesse link

 

10h às 16h – Ateliês Abertos

As artistas Ana Júlia Cano, Beatriz Nogueira, Cleiri Cardoso, Douglas Mucci, Eneida Sanches, Gabriela Sacchetto, Itamar Dutra, Rita Cavassana, Ulli Nalin e Vicente Martos estarão com seus ateliês abertos para receber o público, trocar ideia sobre seus processos criativos e mostrar suas obras. 

 

10h às 21h – Exposição de Arte

Com obras de Beatriz Nogueira, Cleiri Cardoso, Cris Panariello, Douglas Mucci, Eneida Sanches, Gabriela Sacchetto, Giselle Rocha e Felipe Mancini, Gregório e Kako Guirado, Itamar Dutra e Ulli Nalin + Investigações Sonoras com Eneida Sanches, Henk Nieman e Otto Forte. Com consultoria de curadoria de Ana Avelar e Mateus Nunes, as artistas da casa irão ocupar diversos espaços do Condô em diferentes formatos.

 

10h às 21h – Lojinha Condô e Venda das obras

Estaremos com peças do Condô, produzidas exclusivamente para a Casa Aberta e com trabalhos de outras campanhas, como ecobag, baldinho de compostagem, caderno, posters diversos, etc. Além disso, as artistas da casa estarão com peças e obras de seus trabalhos a venda. Uma ótima opção para os presentes de final de ano. 

 

11h às 12h – Meu quintal é maior do que o mundo

Nesta oficina-expedição, vamos instigar o lado naturalista das crianças de todas as idades! Com nossos super binóculos de brinquedo, vamos desvendar e observar juntos as espécies de insetos, passarinhos e outros seres vivos que habitam o Jardim das Delícias no quintal do Condô Cultural. Com Ana Júlia Cano

 

11h às 14h – Compostagem Comunitária

Traga seu resíduo orgânico e leve uma muda para casa! Faça a separação dos resíduos orgânicos na sua casa, coloque num baldinho ou potinho com tampa, e traga para a compostagem aos domingos, entre 11h e 14h.

 

12h – Marecife: homenagem ao Mar

A performance é uma instalação coregráfica para crianças a partir dos 03 anos, os performers convidam os participantes a interagirem com a projeção de imagens em uma cortina penetrável e embarcar em uma aventura ao fundo do mar e reconstruir as formas e dimensões que temos sobre quem habita o mar. Com Rita Cavassana e Vicente Martos. 

 

14h às 21h – Venda Escondida

Delicias das manas da Venda Escondida, com petiscos doces e salgados, cervejas artesanais e outras bebidas. 

 

14h – O Território

Exibição do Documentário dirigido por Alex Pritz – Brasil/ Dinamarca/ Estados Unidos e produzido por Darren Aronofsky, Will N. Miller, Sigrid Dyekjær, Lizzie Gillett e Gabriel Uchida. Fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. Duração: 83 min 


16h – Concerto de Música Cênica

Nath Calan apresenta seu trabalho solo de música cênica, no qual teatro e música se mesclam de maneira diferente da habitual. Nesse estilo um performer representa personagens ao mesmo tempo em que toca solo instrumentais. Nath apresenta solos de compositores consagrados do repertório contemporâneo para percussão, como Vinko Globokar e Thierry De May, dentre outros como Moisés Bernardes e Carlos dos Santos, e também improvisos instrumentais seus para textos de Danislau Tb, Emanuela Bussolati, Shakespeare e Fernando Pessoa.

 

17h  – A Fabulosa Tenda dos Charlatães

Usando as relações das máscaras e o jogo direto com a plateia, o grupo Desembargadores do Furgão constrói um ambiente único, engraçado e democrático, sendo ideal para a diversão de toda família. Um circo pra lá de excêntrico que conta com números de magia, contorcionismo, atiradora de agulhas, homem mais forte, animais fantásticos, faquires e muitas charlatanices. 

GRUPO: Desembargadores do Furgão ORIENTAÇÃO: Gabriel Bodstein ELENCO: Amanda Schmitz, Ana Pessoa, Marcelo Moraes DRAMATURGIA: Grupo Desembargadores do Furgão DIREÇÃO MUSICAL: Max Huszar e João Paulo Nascimento OPERAÇÃO DE TRILHA: Max Huszar CENOGRAFIA: Maria Zuquim FIGURINO: Maria Zuquim EQUIPE DE APOIO: Mariana Rhormens

 

18h às 20h – O Vórtice

Experimento em VR onde o público acessa as performances, conduzidos por Rita Cavassana e Vicente Martos

 

20h – Radinho de Pilha

A partir do encontro de músicos experientes e com vivências opostas surgiu a banda Radinho de Pilha. O grupo é composto por Clerouak (guitarra e voz), Malú Ma (flauta, percussão e voz), Fernando Boi (percussão e voz), Tonho Penhasco (baixo e voz) e Ricardo Cunha (guitarra e voz) e apostam em uma mistura de ritmos que vão do blues, reggae, salsa até a guitarrada do Pará, ciranda de Paraty e coco de Zambê, passeando por batidas árabes e africanas.

 

 

 

Realização